Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Universidade de Drexel firmam parceria para implantação de centro de pesquisas em autismo

Por Daniela Camargos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 10h44 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 14h44

O Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ipex-Regional) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove, no dia 30 de novembro, uma palestra intitulada “Oportunidades de Pesquisa entre Instituições Brasileiras e Norte Americanas na Área da Saúde”, ministrada pela Dra. Lindsay Shea, do Centro de Políticas e Análises da Universidade Drexel.

Na ocasião, também realizar-se-á a implantação do Centro Brasil Estados Unidos de Pesquisas em Autismo. O encontro está marcado para as 15h, na Sala Plenário da Reitoria da UFT.

O evento é fruto de uma parceria entre a UFT e a Universidade de Drexel, uma instituição de ensino superior privada localizada em Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Waldecy Rodrigues, explica como se deu a cooperação entre as duas instituições: “A gente tem um aluno, o Wainesten Camargo, que foi o primeiro bolsista fulbright aqui do estado do Tocantins, aquela bolsa do governo americano, que foi fazer um doutorado sanduiche em Drexel, que é uma universidade referência mundial em estudos sobre políticas públicas do autismo; e agora a professora Lindsay Shea que é a co-orientadora dele lá em Drexel, vem aqui ao Brasil para fazer uma parceria conosco para implantarmos o Centro Brasil Estados Unidos de Estudos de Autismo. Ela também vai aproveitar o momento para palestrar sobre novas oportunidades de pesquisa em saúde entre universidades americanas com universidades brasileiras”, relata.

De acordo com Waldecy Rodrigues, o intuito é tornar a UFT uma referência de estudos sobre políticas públicas de autismo em parceria com a universidade de Drexel e outros parceiros do estado Tocantins e do país.

A inscrição para o evento pode ser realizada aqui.

marcador(es): Palmas,Home,Ipex-Regional