Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos divulga edital de seleção
oportunidade

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos divulga edital de seleção

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 11h20 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h14

Estão sendo ofertadas 10 vagas para o Mestrado Acadêmico em Ciência  e  Tecnologia  de  Alimentos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O curso é gratuito, oefericido na cidade de Palmas. Os interessados devem se inscrever no período de 21 de novembro a 26 de janeiro.

Linhas de pesquisa

O Mestrado trabalha com duas áreas de pesquisa: a primeira, Biotecnologia e Microbiologia de Alimentos, busca a otimização a produtividade e da qualidade de  alimentos  e  de  insumos  industriais  através  de  processos  fermentativos  e  de  ferramentas  de biologia  celular  e  molecular;  tratamento  biológico  de  rejeitos  da  indústria  de  alimentos; aproveitamento e valorização de resíduos e coprodutos da indústria de alimentos; desenvolvimento de alimentos funcionais, contendo pré e probióticos; identificação de microrganismos patogênicos e  deteriorantes;diversidade  e  ecologia  microbiana  em  alimentos  e  no  ambiente  produtivo  e  sua relação  com  a  qualidade  e  a  segurança;  projetos  de  extensão  relacionados  à  biotecnologia  e microbiologia de alimentos.

A segunda linha, são as cadeias  produtivas  e  eco-desenvolvimento: Estudo  das  propriedades  físicas,  químicas, físico-químicas  e  bioquímicas  de  matérias  primas,  oriundas  da  região  da  Amazônia  Legal,  com foco  no  seu  aproveitamento  integral,  ou  seja,  in  natura  ou  processado  para  agregação  de  valor, incluindo  coprodutos,  além do  seu  comportamento  pós-colheita  e  armazenamento.  Análise  do comportamento  de  sistemas  agrícolas  e  agroindustriais  do  Brasil,  visando  o  desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas.

Inscrições

O candidato deve escolher projetos dentro de uma das linhas de pesquisa para se inscrever. As inscrições são feitas online, via formulário eletrônico (https://forms.gle/LMvubZmrXLLBHsWv8). De acordo com o edital, o candidato deve estar logado em uma conta google para preencher o documento. Além disso, é preciso anexar os documentos solicitados em pdf, tais como a cópia do formulário de inscrição, o quadro de atribuição de pontos do currículo, currículo Lattes atualizado, histórico escolar da graduação e Plano de trabalho. Todos esses documentos você encontra nos anexos do edital de abertura.

Acesse o edital de seleção e seus anexos clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Propesq,Home,PPGCTA