Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT reconhece práticas exitosas de servidores e homenageia colaboradores por trabalho desenvolvido
Início do conteúdo da página
DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

UFT reconhece práticas exitosas de servidores e homenageia colaboradores por trabalho desenvolvido

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h42 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 23h46

Dia do Servidor Público, dia de reconhecer e valorizar aqueles que fazem a Universidade Federal do Tocantins acontecer e se destacar entre as melhores da região norte do país. Com empenho e dedicação, cerca 1487 servidores públicos ativos têm trabalhado para levar educação gratuita e de qualidade, além de fazer a diferença com ensino, extensão e pesquisa na sociedade. Pensando nisso, a UFT lançou o Programa de Reconhecimento e Valorização, concebido por meio da colaboração de toda a Gestão da Universidade.

Foto: Daniel SantosFoto: Daniel Santos

O intuito do evento é reconhecer publicamente os servidores que se destacaram na aplicação de suas competências nas atividades laborais ou que oferecerem contribuições importantes à Universidade, à comunidade e à administração pública; e assim, fortalecer o pertencimento e a qualidade de vida no trabalho. E foi o que ocorreu na noite da última quarta-feira (26), em alusão ao Dia do Servidor Público. O evento festivo, realizado no Câmpus de Palmas, premiou os servidores que conquistaram os títulos de Mérito Técnico e Mérito Acadêmico, homenageou os servidores aposentados e reconheceu o trabalho dos servidores com mais de dez anos de serviços prestados à comunidade.

A noite foi leve, alegre e começou com as batidas da turma do Tambores do Tocantins, que levantou o público e fez com que todos participassem com palmas, gestos e som. Não faltou animação! A música da Orquestra de Música Brasileira da UFT também foi destaque, com música de qualidade que a todo momento deixava as comemorações ainda mais festivas e agradáveis.

Para o vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, a ação, dentro do contexto da política de valorização da UFT é muito importante, pois não se faz serviço público sem pessoas e pessoas que reconheçam o seu valor na sociedade, a sua importância: “Ao longo dos últimos anos nós temos tido muitas dificuldades no serviço público em geral e nós entendemos que podemos trabalhar internamente para poder resgatar o sentido da valorização, da importância do servidor, e, cada um de nós pode e muda a realidade dos que estão a nossa volta”.

Michelle Trombini Duarte, pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, destaca que “esse momento é de extrema importância para a instituição pois, a instituição ao  valorizar e reconhecer publicamente a relevância da contribuição diária de seus servidores está, na verdade, reconhecendo a si mesma em sua essência. Afinal, a contribuição da UFT à sociedade é resultado do esforço diário de cada um de nós. Esse evento é uma singela forma de demonstrarmos a nossa gratidão e reconhecimento pelo esforço de todos nós”, afirma

E que essência! O que se via era um clima de contentamento, onde uns se alegravam pelos outros. Se divertiam lembrando de histórias, compartilhando bons e velhos perrengues, tempo de vacas gordas e tempo de vacas magras, tudo em busca de um bom resultado.

Mérito Técnico

Foi nesse clima que ocorreu a premiação, que foi divida em duas categorias: mérito técnico e mérito acadêmico. No mérito técnico, a Progedep reconheceu, por meio de votação aberta, projetos de servidores técnico-administrativos que fizeram a diferença por meio de boas práticas que favoreceram o aumento da produtividade, melhorou os processos administrativos, o clima organizacional, entre outros. Em 1º Lugar foi premiado o UFT em Movimento, idealizado pelos servidores Dimas Magalhães Neto e Michele Lobo Castilho. O projeto oferta à comunidade acadêmica e ao público externo atividades esportivas de qualidade de vida, gratuitamente, e está em funcionamento há pouco mais de 10 anos na instituição.

Os premiados na categoria Mérito Técnico (Foto: Daniel Santos)Os premiados na categoria Mérito Técnico (Foto: Daniel Santos)

Para Dimas o reconhecimento é motivo de alegria para a dupla. Ele destacou que esse é um trabalho em conjunto, que conta com a colaboração de professores das modalidades, sempre disponíveis a ensinar e motivar o esporte. “O Prêmio é uma forma de reconhecimento, de dar importância para o projeto que ele merece, de sua relevância social, afinal, ele incentiva várias pessoas a praticar atividade física, melhorando a vida dos participantes não só na questão física, mas também a saúde mental, tão necessária no mundo moderno que a gente está vivendo hoje. É sempre bom ter atividades que possam mexer com a qualidade de vida e com a saúde das pessoas”, afirmou ele.

O programa Espaço Lúdico Pedagógico da UFT ficou em 2º Lugar ; a ação é uma iniciativa dos servidores Ariadne Feitosa Rodrigues Muniz, Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, Sonia Maria de Sousa Fabricio Neiva, Giane Maria da Silva, Ana Claudia Fernandes, Denise de Amorim Ramos, Kethlen Leite de Moura, Dilsilene Maria Ayres de Santana.

Mérito Acadêmico

No âmbito do Mérito Acadêmico foram premiadas iniciativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. No que se refere ao ensino, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) premiou as iniciativas de Inovação Pedagógica, com o Prêmio Inova UFT:

  • 1º Colocado - A rede social como ferramenta de inovação didático-pedagógica na graduação em Engenharia Elétrica da UFT (Stefani Carolline Leal Freitas, Marilene Andreia Mantovani, Regiani Crystina Barbazelli, Paulo Vitoriano Dantas Pereira)
  • 2º Colocado – Laboratório de Tecnologias Computacionais Labtec (Warley Gramacho da Silva)
  • 3° Colocado – Acesso inovador-sustentável à educação superior na universidade pública Federal no Tocantins (José Damião Trindade Rocha)

Reconhecimento deu o tom na noite para os servidores (Foto: Daniel dos Santos)

Stefani Carolline Leal Freitas, coordenadora do projeto que ficou em primeiro lugar na categoria e professora do curso de Engenharia Elétrica, ficou feliz  com o resultado e destacou que nada é feito sozinho, tem uma equipe que trabalhou e trabalha para isso. O grupo executa o projeto Matemática na Elétrica, que faz a ligação entre dois ciclos do curso – o eixo inicial e o eixo profissionalizante.

“Ficamos felizes com a possibilidade de ter um termômetro também da instituição em relação ao nosso trabalho, tivemos uma resposta muito boa da nossa comunidade acadêmica, em especial os alunos do nosso curso”, afirmou Stefani. Na ocasião, ela reconheceu e agradeceu emocionada também as professoras  Marilene Andreia Mantovani e Regiani Crystina Barbazelli, “responsáveis por pavimentarem o caminho para o eixo profissionalizante” com maestria. Emocionada e orgulhosa também estava a Ana Carolina, de 5 anos, acompanhando super animada a entrega do prêmio à mãe Stefani.

Felipe Rodrigues, aluno do Professor Warley Gamacho, premiado em segundo lugar na categoria, estava muito feliz com a conquista e reconhecimento do mestre: "É bom perceber que a gente está recebendo mérito por um trabalho de muito esforçado nosso, porque a maioria dos alunos que trabalham no projeto não recebem bolsa; então ter a oportunidade de ver que a faculdade consegue nos notar e premiar pelo nosso esforço é muito gratificante". E este reconhecimento vem também do professor Warley, que fez questão, de ao receber o prêmio, apontar para toda a equipe, como um sinal de que aquela conquista era de todos! 

Alegria compartilhada

Na área de pesquisa e desenvolvimento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propesq), concedeu o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência, na Categoria Pesquisador Júnior  a Marcus Vinicius Nascimento-Ferreira, da área de Ciências Biológicas e da Saúde; e a Marciel Barcelos Lano, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ambos são do colegiado de Educação Física; e ao serem chamados para receber o prêmio, quem estava igualmente felizes e comemorando eram seus alunos, orientandos e colega de trabalho.  Coisa boa de se ver!

Marciel, Kliver e Marcus Vinicius comemorando juntos (Foto: Daniel dos Santos)Marciel, Kliver e Marcus Vinicius comemorando juntos (Foto: Daniel dos Santos)

Marcus Vinicius disse que esse prêmio representa pra ele a vitória da universidade pública, desde a graduação até a docência, representa o esforço coletivo de muitos colegas de dentro e de fora da universidade, representa a dedicação dos alunos dia a dia para tornar essa pesquisa se tornar realidade. “Não é uma conquista minha, é uma conquista do grupo. O que sempre falo é que sozinho a gente pode ir até mais rápido; mas juntos a gente vai mais longe. Essa é uma vitória coletiva”, comemora ele.

Da mesma forma Marciel falou em sua alegria de ser premiado: “Isso reflete o compromisso inicial que temos com essa instituição. Muitas vezes a gente sai do nosso estado e quer contribuir, formar pessoas, contribuir com o futuro delas. Especificamente este projeto de pesquisa pelo qual fui premiado, tem vários acordos, várias instituições envolvidas e eu estou aqui na região norte; então o reconhecimento desse deste trabalho é a conquista de uma rede inteira de pesquisadores pelo Brasil, que eu tenho o orgulho de representar aqui e com isso impactar a vida dos nossos alunos e orientandos. A gente trabalha muito para eles, para que eles tenham um futuro melhor e as mesmas oportunidades que tivemos porque alguém apostou em nós um dia lá atrás. Essa é a vitória de uma trajetória!".

Falando em orgulho, dava gosto de ver a torcida e alegria de Kliver Antonio Marinho, que também é professor do curso de Educação Física e colega de Marcos Vinicius e Marciel, inclusive faz parte do projeto do Marcos. Ele acompanhou a premiação feliz, vibrando e torcendo por cada um deles: “ Pra mim é uma oportunidade de caminhar ao lado de pessoas dedicadas, de pessoas que se preocupam com a educação neste país, que se preocupa com a educação dos alunos deles; estar ao lado de pessoas assim é extremamente gratificante. De todo o meu coração, esses caras merecem!”.

Os agraciados pelo Prêmio Hilton Japiassu de Excelência (Foto: Daniel dos Santos)Os agraciados pelo Prêmio Hilton Japiassu de Excelência (Foto: Daniel dos Santos)

Na categoria Pesquisador Sênior foram premiados:

  • Área: Ciências Biológicas e da Saúde | Leonardo Rodrigo Baldaçara
  • Área: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Wagner Rodrigues Silva
  • Área: Ciências Exatas e da Terra | Grasiele Soares Cavallini

No que diz respeito à Extensão Universitária, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) premiou os extensionistas que se destacaram:

  1. Água na escola: ações ambientais, de Maria Cristina Bueno Coelho;
  2. Projeto de Formação Continuada de professores e gestores escolares para o fortalecimento da aprendizagem na educação básica municipal no Tocantins – EducaTO, de Juciley Silva Evangelista Freire;
  3. Maturidade (Em)Cena: teatro e Promoção da Saúde na Terceira Idade, de Renata Patrícia da Silva.
  4. Museu de Morfologia da UFT, de Tainá Abreu;
  5. Universidade da Maturidade, de Neila Barbosa Osório.

Para Maria Cristina, a premiação foi uma grata surpresa, que mostrou que eles estão fazendo um bom trabalho em parceria com a universidade e outras instituições como a Secretaria de Recursos Hídricos e as Prefeituras Municipais. O projeto abrande oito municípios do Sul do Tocantins e eles têm conseguido, de acordo com Maria Cristina, valorizar a universidade e valorizar a comunidade que está junto com a equipe trabalhando e envolvida no projeto.

Homenagem aos Aposentados

A noite também foi marcada por homenagens, afinal a UFT é resultado de sua trajetória e de todos que estão ou já estiveram na instituição, contribuindo  e construindo caminhos que nos levaram a chegar à UFT de hoje, com suas qualidades e desafios. Em reconhecimento ao trabalho e empenho de todos, a UFT homenageou seus 88 servidores aposentados por meio de uma placa.

Na ocasião foram homenageadas professores como a Iracy Coelho de Menezes, Vânia Maria de Araújo Passos, Temis Parente e Jesuíno Santa de Oliveira. Todos que representam bem o que é ser UFT, contribuindo,  trabalhando e impactando vidas.

Servidores aposentados sendo homenageados na noite (Foto: Daniel dos Santos)Servidores aposentados sendo homenageados na noite (Foto: Daniel dos Santos)

Temis Parente, por exemplo, aposentou-se em agosto de 2019, mas sua história com a pesquisa e educação começou ainda em 1991 na então Unitins. Em 2003 ingressou na UFT e desde então tem contribuindo com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de história do Tocantins, fundamentos da história do Tocantins, história das mulheres do estado, das reassentadas, inclusive com uma publicação que sempre cai em concursos e vestibulares do Estado. “Quando a gente vai aposentar as pessoas perguntam se fizemos o plano B, e a UFT está dizendo pra mim que eu ainda estou no Plano A, sempre fazendo parte da instituição; é gratificante estar nestes momentos”, enfatizou ela.

Servidores

As homenagens não pararam por aí. Os servidores que há mais de 10 anos têm transformado a realidade tocantinense com seu trabalho, empenho, dedicação e muita paixão ao enfrentar desafios e dar o seu melhor diariamente também foram homenageados. Servidores como a Érica Araújo Menezes, que há 17 anos tem trabalhado no Câmpus de Gurupi: “É um amor muito grande, é um prazer para  mim estar na UFT, era um sonho estar em um concurso, além disso o  de trabalho é legal”.

Servidores com mais de 10 anos de serviços prestados são homenageados com certificado (Foto: Daniel dos Santos)Servidores com mais de 10 anos de serviços prestados são homenageados com certificado (Foto: Daniel dos Santos)

Quem também tem 17 anos de casa e estava no evento para comemorar e lembrar de muitas histórias divertidas foi  a técnica-administrativa Suely Lopes. Para ela, comemorar o dia do servidor é muito importante, pois sua carreira profissional está toda na universidade: “Aqui eu aprendi muita coisa e agreguei também com o meu trabalho, é tudo para comemorar, só alegria”. Doriete Macedo tem 19 anos de UFT, entrou no primeiro concurso para técnico-administrativo: “Para mim é um ambiente agradável de trabalho e a gente vai acompanhando o crescimento da UFT. A gente fica feliz porque contribuiu para esse crescimento e contribui ainda, afinal estamos aqui como servidores”.

São relatos como esses que traduz a beleza e a essência do que é ser servidor público. Nem tudo é fácil, há desafios diários, mas com profissionalismo, criatividade, empenho e bom humor, dia após dia, centenas de servidores vão trabalhando e dando significado a uma educação pública, de qualidade, que promove a necessária transformação.

 

Fim do conteúdo da página