Página inicial > Últimas Notícias > PPGCiamb comemora 20 anos de transformações sociais e desenvolvimento no Tocantins
comemoração

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 08h25 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 14h32

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb) da UFT completa 20 anos de criação em 2023. Para comemorar a marca, professores, mestrandos e egressos se reuniram nos dias 28 e 29 de setembro em Palmas.

O evento teve como tema: a inter e transdisciplinaridade partir da experiência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Tocantins. Veja a programação completa aqui.

Com estimativa de mais de 500 certificados emitidos, o PPGCiamb contribuiu com a formação de recursos humanos qualificados para atuação na área de Ciências Ambientais no Tocantins e em regiões vizinhas, sejam professores ou gestores públicos. A coordenadora, Kellen Lagares, afirma que o programa fez história na Universidade. “O programa acompanhou transformações muito grandes no campo da pós-graduação. Antes era da área interdisciplinar, assim que foi criada na Capes migrou para a área de ciências ambientais. São vários egressos indígenas. E não é só técnica, mas também é uma formação voltada para o lado humano”.

A coordenadora do evento, Elineide Eugênio Marques, também é uma das professoras pioneiras do PPGCiamb e afirma que os professores também aprenderam durante o processo. “Foi o primeiro programa de pós-graduação na Universidade. Desde sempre com coragem de enfrentar as coisas e mudar a realidade para transformar o mundo para melhor. Os primeiros estudantes das ações afirmativas de origem quilombola e indígena foram através do PPGCiamb. A formação de recursos humanos para pesquisa, pós-graduação, órgãos ambientais e escolas tem contribuído de forma efetiva para as transformações da Universidade e sociedade. E é uma via de mão dupla: nós também nos tornamos pesquisadores e professores melhores”.

Outra das fundadoras, a professora Liliana Pena Naval, relembra a história e explica que o programa se consolidou. “Começamos a partir da junção dos professores doutores que vieram da Unitins para a então recém-criada UFT. O PPGCiamb foi o primeiro programa de pós-graduação stricto-senso do Tocantins. Na primeira seleção, a procura foi tão grande que tivemos de distribuir senhas. Vinte anos depois somos um programa nota 5 na Capes e com mais de 500 egressos”.

O evento

Através do intercâmbio de conhecimento entre diversos atores sociais, com foco nas Ciências Ambientais e suas interfaces com a cultura e as transformações socioambientais, o evento buscou evidenciar e fortalecer estratégias de adaptação das populações locais, de tecnologias e de governança diante da expansão de projetos de infraestrutura que promovam o bem-estar.

Foram oportunidades de aprendizagem sobre experiências culturais, socioambientais e no âmbito das ciências ambientais vivenciadas pelos participantes e convidados, os quais representam uma variedade de perspectivas e experiências sobre as transformações dos sistemas socioambientais. Painéis transdisciplinares, mesas redondas e a feira de saberes envolveram os participantes em aprendizagens e reflexões colaborativas, gerando uma variedade de produtos e contribuições para ciência, política e sociedade.

marcador(es): Palmas,Propesq,Home,PPGCiamb