Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe ministro Wellington Dias na abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social
Políticas Públicas

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 14h55 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 17h01

Evento reúne prefeitos, secretários, conselheiros e lideranças políticas e comunitárias no auditório Cuica, no Câmpus de Palmas.

O auditório Cuica, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebe nesta sexta-feira e sábado (dias 29 e 30 de setembro) a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins. Prefeitos, secretários, conselheiros e lideranças comunitárias participam do evento organizado pelo Governo do Estado que tem como objetivo deliberar, avaliar e propor melhorias para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Da conferência sairão encaminhamentos e os delegados escolhidos para representar o Tocantins na Conferência Nacional.

O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato (no centro) e a pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem, com o ministro Wellington Dias e o ex-deputado Paulo Mourão (Foto: Bianca Zanella/Sucom)O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato (no centro) e a pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem, com o ministro Wellington Dias e o ex-deputado Paulo Mourão (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

A abertura do evento, na manhã desta sexta-feira (29), contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, e reuniu, também, outras lideranças políticas que firmaram uma série de compromissos para o setor. "A UFT recebe de portas abertas essa Conferência que, para nós, representa um marco de um novo momento, e será sempre parceira de qualquer ação séria que venha a colaborar com a construção e o desenvolvimento de políticas públicas para a inclusão e a redução das desigualdades", afirmou, na ocasião, o reitor Luís Eduardo Bovolato, que subiu ao palco com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem.

Lideranças políticas na abertura do evento (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Lideranças políticas na abertura do evento (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

Weslene Rocha, formada no curso de Jornalismo da UFT depois de ser aprovada para ingressar na Universidade pelo sistema de cotas e atualmente assessora de comunicação parlamentar e sindical, foi convidada a dar um relato sobre a sua trajetória pessoal como ex-beneficiária do Programa Bolsa Família e de outros programas de assistência social. "Saía do trabalho e vinha para o curso. Cansada, com fome. Mas aqui eu podia me alimentar com uma comida quentinha e bem preparada por apenas R$ 2,50 graças ao R.U. No momento em que fiquei desempregada, pude contar com a ajuda do Bolsa Auxílio para alunos monitores. Foram seis meses que aqueles R$ 500 reais me ajudaram demais", disse ela. "Por essas e outras mil justificativas, eu sempre defendi e sempre defendo a inclusão através de programas sociais de desenvolvimento. Hoje, graças ao meu esforço, mas também graças a essas inúmeras facilidades que me foram oferecidas posso dizer, com orgulho, que sou a primeira pessoa da minha família que conquistou o diploma. E como é bom ver meu pai, com os olhos de orgulho, dizer aos amigos que a filha é jornalista. Eu tenho muito a agradecer e desejo muito, ah como eu sonho, que meus irmãos, meus amigos, meus sobrinhos, tenham as mesmas oportunidades que eu tive", finalizou.

Weslene Rocha, egressa do Curso de Jornalismo da UFT (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Weslene Rocha, egressa do Curso de Jornalismo da UFT (Foto: Bianca Zanella/Sucom) O reitor, Luís Eduardo Bovolato, com o ministro Wellington Dias (Foto: Bianca Zanella/Sucom)O reitor, Luís Eduardo Bovolato, com o ministro Wellington Dias (Foto: Bianca Zanella/Sucom)