Página inicial > Últimas Notícias > Departamento de Gestão de Laboratórios da Saúde da UFT realiza ação com estudantes do ensino médio
Extensão

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 11h17 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 11h17

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, o Departamento de Laboratórios da Saúde da UFT  realizou uma ação que envolveu três projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade e estudantes do terceiro ano do ensino médio, da  Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.  Na ocasião,  foram apresentados aos estudantes  os projetos Universidade Aberta à Comunidade, coordenado pela servidora Michele Perim; o Programa de Doação de Corpos, coordenado pela professora Gabriela Ortega; e o Museu da Morfologia, coordenado pela professora  Tainá de Abreu.

Durante a ação, os estudantes aprenderam sobre a anatomia do corpo humano, a importância da doação de corpos para estudos e formação de estudantes da área da saúde  e conheceram um pouco mais  sobre a fauna e a flora  silvestre, com a finalização  da atividade no Museu da Morfologia da UFT. Cada visitante também recebeu uma réplica em gesso das mãos da onça-pintada, que é uma das peças do acervo do Museu da Morfologia. Os recursos para a realização da ação  foram oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT e do edital do Programa Institucional de Bolsas  de Extensão (Pibex).

O professor Leandro Costa Fernandes, regente da turma que visitou os laboratórios, destacou o valor enriquecedor do conhecimento aos quais os estudantes tiveram contato: “Gostaria de expressar minha gratidão pelo caloroso acolhimento durante a minha visita ao Laboratório de Anatomia com os alunos da escola professora Elizângela! Fiquei impressionado não apenas com o conhecimento compartilhado, mas também com a dedicação e paixão que as equipes demonstraram. A experiência foi verdadeiramente enriquecedora e proporcionou uma compreensão mais profunda da anatomia para os alunos. Agradeço por terem dedicado tempo para responder às minhas perguntas e fornecer insights valiosos. Espero ter a oportunidade de visitar novamente e continuar aprendendo com vocês”.

Os estudantes da escola professora Elizângela também ficaram encantados com as possibilidades apresentadas pelos projetos extensionistas da UFT. Maria Eduarda Martins,  que já sonhava em cursar Medicina na Universidade, destaca que a visita só reforçou a certeza de que este é o caminho  que quer seguir após a conclusão do ensino médio: “Foi muito interessante ter essa visita no Laboratório de Anatomia. Eu escolhi concorrer a uma vaga do curso de Medicina e ter essa experiência reforçou o meu desejo de cursar a área da saúde. Vou continuar estudando bastante para voltar à UFT, como aluna”.

Para Melissa Queiroz, o contato com os projetos desenvolvidos pelos cursos da área da saúde da UFT foi importante para que ela tomasse a decisão de fazer um curso na área: “Eu nunca tinha tido nenhum contato com laboratórios que possibilitam a formação da área da saúde e, quando entrei no Laboratório de Anatomia, fiquei apaixonada e tomei a decisão de seguir na área da saúde. A anatomia é muito incrível e apaixonante”.

Confira alguns registros das atividades realizadas