Página inicial > Últimas Notícias > Delegação da UFT acompanha atividades de lançamento de balões estratosféricos a partir do Canadá
reitor participa

Por Daniel dos Santos | Com informações de Rodrigo Leonardi | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h15 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h07

Durante a segunda quinzena de agosto de 2023, a delegação brasileira composta por representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou uma visita técnica à base de balões estratosféricos da cidade de Timmins, localizada na província de Ontário, Canadá. O objetivo da visita foi acompanhar as atividades de lançamento de balões estratosféricos conduzidas pela Agência Espacial Canadense (CSA) e pela Agência Espacial Francesa (CNES) e explorar possibilidades de cooperação espacial e tecnológica.

Um balão estratosférico é um veículo espacial sub-orbital inflado com hélio, capaz de atingir altitudes superiores a 40 quilômetros. Essa plataforma representa um meio eficaz e econômico para o desenvolvimento de tecnologias espaciais e para a realização de pesquisas científica in loco nas camadas mais altas da atmosfera.

O propósito desta visita foi fortalecer a colaboração entre as organizações envolvidas, conforme acordos existentes já celebrados entre a AEB, o CNES e a UFT, possibilitando a futura implementação de uma base semelhante no estado do Tocantins e a ampliação de atividades científicas e tecnológicas de ponta na região Norte do Brasil.

Durante sua estadia em Timmins, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, e o coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Rodrigo Leonardi, tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo de uma campanha de lançamento de balões, possibilitando o entendimento da dinâmica das equipes operacionais e científicas, assim como as atividades, equipamentos, infraestrutura e logística dos lançamentos.

Em 17 de agosto de 2023, a delegação brasileira participou de evento de inauguração oficial do novo hall de integração de carga útil da base de Timmins. Esse evento contou com a presença de Lisa Campbell, presidente da Agência Espacial Canadense (CSA); e Michelle Boileau, prefeita de Timmins; entre outros convidados. Aproveitou-se a ocasião para acompanhar atividades educacionais de divulgação de ciência na base para jovens e crianças.

Em 21 de agosto de 2023, o reitor Bovolato e o coordenador Leonardi testemunharam o lançamento de um balão estratosférico transportando instrumentação científica desenvolvida por universidades canadenses e francesas, destinada a pesquisas em astronomia, sensoriamento remoto e testes de novas tecnologias. A operação de lançamento foi liderada por Stephane Louvel, chefe da divisão de balões do CNES, um profissional experiente que já conduziu mais de 300 lançamentos semelhantes ao redor do mundo.

Durante essa visita técnica, a AEB e a UFT adquiriram informações essenciais para a elaboração de uma proposta de uma base de balões estratosféricos no Tocantins. Além disso, os representantes da AEB, UFT, CNES e CSA aproveitaram a oportunidade para discutir aspectos técnicos que viabilizariam a criação dessa base no Tocantins. Também obtiveram informações da CSA e da prefeitura de Timmins sobre os esforços necessários para a organização de campanhas de lançamento e manutenção da base.

Atualmente, o CNES realiza regularmente campanhas de lançamento de balões estratosféricos a partir do Canadá, Suécia e Austrália. Em 2022, a AEB, CNES e UFT conduziram um estudo técnico conjunto que indicou a região do Tocantins, no Brasil, como um local ideal para sediar campanhas semelhantes de balões estratosféricos. Desde então, profissionais do Brasil e da França têm trabalhado em conjunto para viabilizar campanhas de lançamento de balões estratosféricos na região do Tocantins, levando a bordo cargas úteis da comunidade científica brasileira e internacional.

A visita à base de balões estratosféricos em Timmins abriu portas para um intercâmbio valioso de conhecimentos e tecnologias e uma visão compartilhada de um futuro para a exploração espacial e a pesquisa científica no Brasil.

marcador(es): Reitoria,Home