Página inicial > Últimas Notícias > Coletivo 50 Graus lança Exposição Amazoniar-se, no próximo dia 30 de junho
Exposição Amazoniar-se

Coletivo 50 Graus lança Exposição Amazoniar-se, no próximo dia 30 de junho

Por Joice Danielle Nascimento, com informações do Coletivo 50 Graus | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 12h40 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 12h40

No  próximo dia 30 de junho, o Coletivo 50 Graus: Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica, da Universidade Federal do Tocantins, coordenado pela professora Amanda Leite, lança a Exposição Amazoniar-se, que através de imagens, descreve relatos das muitas amazônias ou ecos da Amazônia que habitam em cada indivíduo. A abertura da exposição será às 19h, no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila) do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A exibição é gratuita e tem classificação indicativa livre. A exposição fica aberta até o dia 28 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

A exposição é fruto de um estudo de seis meses, onde as fotógrafas e fotógrafos participantes dialogaram com saberes de Ailton Krenak e Davi Kopenawa, procurando desconstruir e descentralizar noções cristalizadas no imaginário sobre temas contemporâneos amazônicos. A professora Amanda Leite destaca  o conceito abordado pela exposição: “Tomamos emprestado da escritora Eliane Brum a ideia de conjugar o verbo “amazonizar-se” enquanto força, movimento, ação em defesa da Amazônia. Ativamos a sobrevivência de micronarrativas visuais sobre os muitos modos de ver, de ser, de estar e/ou de ocupar a floresta”, explica a professora.

Amanda Leite  também ressalta que a exposição trabalha a relação do corpo, mente e floresta de forma integrada. “Coletivamente nos deslocamos e nos desestruturamos para acessar um devir floresta que, ao ser partilhado com o público, pode colocá-lo também em travessia, ciente de que a floresta não deixa esquecer, por um segundo, que somos corpo, semente, trama humana e inumana tecendo diariamente a vida onde quer que estejamos”, pontua a professora.

Além da UFT, são parceiros da realização da exposição a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade de Gurupi (Unirg), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Grupo de Pesquisa Lapidar.

Curadoria

As obras foram selecionadas por Amanda Leite, artista visual, fotógrafa, pesquisadora, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora do Coletivo 50 Graus: Pesquisa e Prática Fotográfica; e Anette Bento Oliveira, jornalista, fotógrafa, pesquisadora, professora na Universidade de Gurupi (Unirg) e vice-coordenadora do Coletivo 50 graus. Para agendar visitas guiadas e atendimento à grupos, basta contatar diretamente o Coletivo 50 Graus pelo Instagram: @coletivo50graus.

Confira os fotógrafos e fotógrafas que participam da exposição

Alexia Almeida - Tocantins

Amanda Leite - Tocantins