Página inicial > Últimas Notícias > Programa Bolsa Permanência MEC está com inscrições abertas
Atenção aos prazos!

Programa Bolsa Permanência MEC está com inscrições abertas

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 15h53 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 17h53

As inscrições para o Programa Bolsa Permanência MEC (PBP) estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de julho, no site do Programa: sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso.

Após efetuar inscrição de forma online, o estudante indígena e quilombola deverá entregar toda a documentação exigida no Setor de Assistência Estudantil de seu câmpus ou no Setor de Assistência Estudantil do câmpus mais próximo de sua residência ou na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). A documentação deverá ser entregue até dia 30 de julho de 2023. No entanto, à medida que os estudantes forem fazendo as inscrições, já devem entregar a documentação para conferência e homologação no sistema.

Os estudantes que não tiverem acesso à internet ou computador, poderão se dirigir ao câmpus mais próximo de sua residência e procurar o setor de Assistência Estudantil para fazer uso dos laboratórios de informática do câmpus.

Quais estudantes podem se inscrever no Programa?

• Estudantes indígenas e quilombolas devidamente matriculados em cursos de graduação presencial da UFT e UFNT;
• Estudantes que mudaram de curso na UFT ou foram transferidos de outras universidades para UFT.

Quais documentos devem ser anexados no sistema?

• Para estudantes indígenas:

a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência (comunidade);
c) Declaração da FUNAI;
d) Termo de Compromisso do Bolsista.

• Para estudantes quilombolas
a) Autodeclaração do Candidato;
b) Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência (comunidade);
c) No local da Declaração da Fundação Palmares devem anexar à mesma Declaração da
Comunidade do Candidato;
d) Termo de Compromisso do Bolsista.

Quais documentos devem ser entregues na Assistência Estudantil do Câmpus ou na Proex para homologação da inscrição?

• Para estudantes quilombolas:
Documentos originais:

1. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
2. ( ) Termo de Compromisso;
3. ( ) Auto declaração de Quilombola;
4. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Quilombola, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Presidente do Quilombo que deve assinar como a primeira liderança.

Cópias:
1 ( ) Cópia da cédula de identidade;

• Para estudantes indígenas:
Documentos originais:
1. ( ) Ficha cadastral – PBP - MEC devidamente preenchida;
2. ( ) Termo de Compromisso;
3. ( ) Auto declaração de Indígena;
4. ( ) Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de Pertencimento Étnico e Residência Indígena, assinada por 03 (três) lideranças reconhecidas, sendo obrigatória a assinatura do(a) Cacique da Aldeia que deve assinar como a primeira liderança;
5. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em terras indígena.

Cópias:
1 ( ) Cópia da cédula de identidade;

Acesse a lista de documentos

Atenção: somente após a entrega dos documentos é que a inscrição será homologada. A lista com todos os documentos necessários também está disponível na página da Proex: clique aqui!

Quais as informações dos setores de Assistência Estudantil dos câmpus da UFT e UFNT?

a) Câmpus de Porto Nacional

b) Câmpus de Palmas
Serviço de Apoio Social, Pedagógico e Psicológico - SASPP/COEST - Bloco 1 Sala 7 Térreo Câmpus de Palmas

c) Câmpus de Gurupi

d) Câmpus de Miracema

Seção de Estágio e Assistência Estudantil (SEST) – Núcleo de Assistência Estudantil, Câmpus/Unidade Warã, Sala: 09 – Av. Lourdes Solino, S/N.º, Setor Universitário – Miracema – TO.

e) Câmpus de Arraias

f) Câmpus de Araguaína

Centro de Ciências Integradas (CIMBA)
Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas – DAEP (Prédio da Reitoria)

g) Câmpus de Tocantinópolis

Unidade Babaçu
Divisão de assistência estudantil (DIAEST)

h) Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários UFT (Proex)
Situada na Reitoria.
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone Institucional: 3229-4036

i) Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFNT