Página inicial > Últimas Notícias > Dia mundial da África é comemorado nesse 25 de maio

Dia mundial da África é comemorado nesse 25 de maio

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h52

O Dia Mundial da África é a comemoração anual de fundação da Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana. Criada em 25 de maio de 1963, a organização se esforça para representar um continente vibrante de 1,2 bilhão de pessoas.

Indubitavelmente, o continente africano conta com o maior número de países, etnias, povos e línguas. Além disso, possui uma das maiores diversidades culturais do planeta.

Essa data, formalmente conhecida como dia da libertação africana, tem sua origem na resistência coletiva do povo deste continente ao colonialismo e à exploração econômica, com o objetivo de destacar a contínua luta coletiva contra as adversidades.

Para isso, alcançar maior unidade, coesão e solidariedade; defender a soberania, integridade territorial e independência; e acelerar a integração política e socioeconômica do continente são alguns dos objetivos da organização.

Assim, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem orgulho de ter alunos oriundos dos diversos países africanos que confiaram sua formação acadêmica e profissional à universidade e que contribuem, diariamente, com o aprendizado científico, cultural e social de todos.

marcador(es): Home,Internacional,Relinter