Página inicial > Últimas Notícias > UFT assina primeiro acordo de Cotutela de Doutorado

UFT assina primeiro acordo de Cotutela de Doutorado

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h46 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 16h46

No último dia 11 de maio, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da Coordenação de Internacionalização (Relinter), assinou o primeiro acordo de Cotutela de Doutorado com a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal. A assinatura do documento põe em prática o que ficou estabelecido pela Resolução n° 42, de 15 de julho de 2022, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFT (Consepe). Através da assinatura do acordo, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) será o primeiro programa de pós-graduação da Universidade a ter um aluno doutorado por esta modalidade de cooperação internacional.

Pelo acordo, a partir de agosto de 2023,  George Santos, doutorando em Ciências do Ambiente pelo PPGCiamb, irá realizar parte de seu doutorado pela modalidade de Cotutela, ficando sob orientação concomitante de um professor da UFT e um professor da UA. Na UA, o acadêmico estudará no âmbito do programa doutoral em Território, Risco e Políticas Públicas, conferente do grau de Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas, sob a orientação de Maria Teresa Fidélis da Silva, professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA. Na UFT, George estudará no âmbito do programa doutoral de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, conferente do grau de doutor em Ciências do Ambiente, sob a orientação do professor Lucas Barbosa e Souza. Ao final do curso, o estudante sairá com o diploma chancelado pelas duas instituições.

A coordenadora de Internacionalização da UFT, Adila Maria Taveira de Lima, ressaltou que a assinatura do acordo se constitui como um importante passo para que a Universidade amplie e potencialize sua produção científica para o cenário internacional. “Para a UFT e a Coordenação de Internacionalização, o acordo é um marco, pois abre portas para os próximos alunos com diversas possibilidades, além de ampliar nossas parcerias e resultados de pesquisas científicas relevantes nos dois continentes”, pontuou a coordenadora da Relinter. Kellen Lagares, professora e coordenadora do PPGCiamb, que integrou a comissão que organizou a resolução que viabilizou a parceria, também ressaltou a importância da assinatura do documento. Segundo a professora, a implementação da Cotutela é resultado da somatória de forças entre instâncias da UFT e que ter um aluno de Ciências do Ambiente sendo beneficiado é motivo de orgulho.  “Para mim é uma grande satisfação, tanto como professora, quanto coordenadora do Programa, pois esse é um passo importante que a Universidade está dando em estreitar os laços com universidades estrangeiras e potencializar a internacionalização no âmbito da universidade”, frisou a professora.

A coordenadora do PPGCiamb, que acompanhou de perto todo o processo, também ressaltou o pioneirismo do Programa ao proporcionar a um aluno a possibilidade de uma dupla titulação. “Eu tenho muito orgulho do PPGCiamb ser pioneiro nesta ação, e estar sendo o primeiro programa de pós-graduação da UFT a ter um aluno que vai receber uma dupla titulação, porque conseguiu aprovar o regimento de cotutela dele  na Universidade de Aveiro. Então eu agradeço pelo empenho do aluno. Também destaco a importância da Universidade por ampliar cada vez mais as parcerias com novas instituições. Não posso deixar também de agradecer algumas instâncias que foram importantes para que isso se concretizasse. Então primeiro a UFT na figura do reitor, segundo a Relinter na pessoa da Adila, que está se empenhado muito em fazer acontecer esse processo, também quero agradecer o professor Lucas, o aluno George e a Propesq, na figura da professora Karylleila por ter instigado e dirigido a comissão para que a gente pudesse ter uma uma resolução e conseguir legalmente implementar o processo de Cotutela no Ciamb”.

O doutorando Jeorge Santos também falou sobre a felicidade de ter o processo de Cotutela aprovado. De acordo com o estudante,  essa experiência é um momento ímpar em sua vida acadêmica e está com muitas expectativas em relação a sua ida para Portugal. “Esse acordo tem uma relevância muito grande no sentido de expandir as relações da UFT com IES da Europa. A UA possui um programa doutoral na linha de pesquisa em que estou trabalhando na minha tese e isso agregará bastante sob a ótica teórica, empírica e de intercâmbio, visando o aprimoramento acadêmico. A expectativa é de que, com esse período em que estarei estudando na UA, seja possível assimilar conhecimentos que me ajudem a desenvolver a minha pesquisa. Que esse acordo possibilite a ida de outros acadêmicos da UFT e que alunos da UA possam, também, conhecer o que a UFT tem a oferecer no aperfeiçoamento acadêmico que o PPGCiamb e demais PPG's da UFT têm a oferecer”, frisou o estudante.

Sobre a modalidade de Cotutela

A Cotutela é uma modalidade de cooperação internacional  que permite que estudantes de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) obtenham concomitantemente o título de mestre ou doutor  emitido por duas instituições, sendo uma nacional e a outra estrangeira. Diferentemente da modalidade Sanduíche, em que o estudante passa um período em uma universidade estrangeira realizando parte da coleta de dados relacionada a seu trabalho e volta para sua instrução de origem para defender o trabalho e receber o título, na modalidade de Cotutela, além de coletar parte dos dados em uma instituição estrangeira, o aluno recebe uma dupla titulação.

marcador(es): Home,PPGCiamb,Relinter