Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Miracema oferece oficina de apresentação e uso de ferramentas digitais
Início do conteúdo da página
Oficina

Câmpus da UFT em Miracema oferece oficina de apresentação e uso de ferramentas digitais

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 17h56 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 12h09

O Câmpus da UFT em Miracema, através da Direção do Câmpus e da Coordenação Acadêmica (Cordac),  oferecerá, no dia 20 de abril, a oficina  Apresentação e uso de ferramentas digitais e Sistemas da UFT. A atividade será realizada no Laboratório de Informática da Unidade Cerrado,  nos períodos da manhã e tarde,  e os estudantes podem escolher o turno em que desejam participar da oficina. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 17 de abril, exclusivamente pelo formulário eletrônico.

O público alvo da oficina são estudantes do 1° período dos cursos do Câmpus, mas quem não se enquadra nesse perfil e se interessa pela temática também pode participar.  As atividades serão totalmente práticas, de modo que os estudantes possam  utilizar as ferramentas e sistemas e ao mesmo tempo, tirar suas dúvidas a respeito dos mesmos. Entre os conteúdos abordados na oficina estão: 

  • E-mail Institucional: acesso e configuração;
  • Ferramentas para edição e trabalho em grupo;
  • Edição básica de documentos;
  • Acesso aos sistemas: CUBO, Portal do Aluno, Sisma, ASTEN.

A ideia da oficina partiu das preocupações dos professores, Direção de Câmpus e da Cordac, com as dificuldades encontradas pelos estudantes ingressantes no que diz respeito ao uso de ferramentas digitais e sistemas da Universidade. Diante de tal preocupação, a Cordac em parceria com o Setor de Apoio à Direção do Câmpus, realizaram um levantamento das principais dificuldades vivenciadas pelos estudantes ingressantes nos cursos de graduação do Câmpus de Miracema. A partir desse levantamento, foram definidas ações conjuntas que pudessem contribuir para inclusão digital dos alunos ingressantes, resultando no oferecimento da oficina. 

Dorisvan Moreira, chefe do Setor de Apoio à Direção do Câmpus de Miracema, destaca que o principal objetivo da ação é contribuir para a integração e pleno desenvolvimento dos estudantes nas atividades da vida acadêmica: "Todos os semestres recebemos estudantes com realidades socioculturais distintas, níveis de conhecimentos distintos, e quando se trata de conhecimentos em ferramentas digitais, conhecer o básico necessário é fundamental para o bom desempenho das atividades acadêmicas dos estudantes. Com essa oficina, esperamos apresentar ferramentas digitais disponíveis e gratuitas que possam agregar ao desenvolvimento e organização das atividades acadêmicas ou pessoais, permitindo também que os estudantes possam fluir melhor nas relações de comunicação formal cotidiana e adquiram familiaridade com as plataformas virtuais utilizadas na Universidade."

Para o coordenador Acadêmico, Roberto Monteiro, para além de oferecer um suporte tecnológico, a oficina também objetiva contribuir para o bem-estar dos estudantes no ambiente universitário: “Nós da Coordenação Acadêmica, que fazemos o primeiro contato com os calouros, percebemos o quanto é importante ter um momento como esse, de apresentar de forma prática as ferramentas digitais que a Universidade utiliza para atender e se comunicar com os discentes. Estamos realizando a segunda edição da   oficina, e buscaremos fortalecer o evento para que os alunos que acabam de ingressar em nosso Câmpus possam ter esse suporte, no sentido de melhorar a comunicação com os setores administrativos e também com os docentes.”  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página