Página inicial > Últimas Notícias > Norte da Ciência lança segunda temporada de podcasts sobre a produção científica do Tocantins
Pesquisa Científica

Por Talita Melz | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 15h57 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 15h57

A iniciativa é desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor/UFT/CNPq)

Os resultados alcançados e as aspirações acadêmicas de pesquisadores tocantinenses estão mais uma vez em foco no podcast Norte da Ciência, produzido pelo grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor/UFT/CNPq). O grupo lançou, nessa quinta-feira (30), a segunda temporada do projeto que apresenta a investigação científica de diversas áreas desenvolvidas no estado, cujo conteúdo nem sempre é conhecido pelo grande público.

Cada podcast traz uma entrevista realizada pelo Nepjor com cientistas de diferentes instituições do Tocantins nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, com subtemas como música, tecnologia, biodiversidade, veterinária e comunicação, totalizando dez programas.

“A continuidade do projeto reforça a necessidade em divulgar a pesquisa científica produzida no Tocantins. Além disso, é uma maneira de mostrar a importância da ciência justamente em um momento em que há uma disseminação de informações equivocadas”, afirma a professora Liana Vidigal, líder do grupo de pesquisa. A cada semana serão postadas duas entrevistas com o objetivo de divulgar pesquisas científicas de relevância e de qualidade, mas que muitas vezes não têm visibilidade fora do universo acadêmico.

Nos dois primeiros episódios foram entrevistados o defensor público da União, Igor de Andrade Barbosa, que é mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes; e Cynthia Mara Miranda, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal do Tocantins.

A segunda temporada e os episódios da primeira estão disponíveis em:  https://anchor.fm/nortedaciencia.

Confira os entrevistados da segunda temporada

#3 Marcus Facchin Bonilla (UFNT): doutor em Artes pela UFPA, com trabalho relacionado à Etnomusicologia e Educação do Campo;

#4 Wendell Eduardo Moura Costa (IFTO): doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande;

#5 Maria Regina Teixeira da Rocha (Unitins): doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

#6 Aline Ferreira Amorim (IFTO): doutora em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins;

#7 Alessandra Gomes Duarte Lima (Unirg): mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté-SP

#8 Priscila Bezerra de Souza (UFT): doutora em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa.

#9 Enoch Borges de Oliveira Filho: médico veterinário e professor aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp); homenageado com o Prêmio Pioneiro da Sociedade Internacional de Tecnologias de Embriões (IETS).

#10 Celestina Maria de Sousa: superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, doutoranda em Educação; pesquisa sobre políticas públicas educacionais.

Sobre o Grupo de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (Nepjor) foi criado em maio de 2009 por docentes do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins. Seu objetivo é desenvolver pesquisa científica na área da Comunicação e do Jornalismo, e é composto por docentes, estudantes, técnicos da instituição e egressos do curso. O grupo já desenvolveu outros projetos de relevância, como o podcast Na Trilha da Mídia e o Mapa da Mídia no Tocantins. Acesse para conhecer mais: https://nepjor.com.br/