Página inicial > Últimas Notícias > Agência de Inovação da UFT faz visita ao Terminal Logístico da VLI
INOVAÇÃO

Agência de Inovação da UFT faz visita ao Terminal Logístico da VLI

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 15h11 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 15h14

Nessa sexta-feira (24), pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram uma visita in loco ao Terminal Logístico da VLI. A ação é uma iniciativa da Agência de inovação da UFT,  InovaTO, e integra a terceira etapa do WorkShop Integração Universidade e Empresa.

A parceria, nascida a partir de uma visita anterior que os professores pesquisadores da UFT Silon Procath e Raphael Pimenta fizeram à unidade da VLI, deu-se em razão da patente que Pimenta possui de um produto que combate as aflatoxinas em grãos.

“Vimos, na VLI, o ambiente ideal para o teste do produto, já que eles têm alguns desafios e querem buscar soluções. Dessa forma, eles também viram na UFT o parceiro ideal para conseguir superar esses gargalos em seu sistema”, explica o professor e diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da InovaTO, Silon Procath.

Esse segundo encontro, realizado entre a Universidade e a empresa, ocorreu para que os pesquisadores da UFT pudessem apresentar um plano de trabalho para que a VLI custeie projetos PDI e obtenha as soluções que precisa. “A missão da InovaTO é aproximar, cada vez mais, a Universidade da sociedade. Através da capacidade de nossos estudantes, pretendemos, entre outras coisas, resolver problemas de empresas brasileiras que competem nacionalmente e precisam, também, competir internacionalmente”, completa Procath.

Atualmente, há oito terminais da empresa Valor da Logística Integrada (VLI) em funcionamento no país e mais dois em construção, cuja missão enquanto organização é conectar portos, ferrovias e terminais a outros modais para atender às principais regiões brasileiras produtoras de bens industrializados, siderúrgicos, minerais e do agronegócio. Por dia, na unidade de Porto Nacional passam, aproximadamente, 360 carretas carregadas de soja, cujas cargas de grãos são submetidas a um controle de qualidade.