Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT é nomeado para Coordenação Nacional Adjunta da Área de Planejamento Urbano e Regional / Demografia da Capes
reconhecimento

Por Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2022, 10h38 | Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2022, 11h48

Waldecy Rodrigues, professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  foi designado para o exercício da função de coordenador Nacional Adjunto da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia na Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes), relativo ao quadriênio de 2021-2024.

A Capes, responsável pelo desenvolvimento da avaliação de todos os programas de pós-graduação stricto sensu no país, conta com o assessoramento científico de 49 coordenadores adjuntos de áreas indicados pela comunidade científica e escolhidos entre profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa.

A Portaria nº 300, de 21 de dezembro de 2022, foi publicada Diário Oficial da União após os programas de pós-graduação, as sociedades científicas e as associações relacionadas à pós-graduação de âmbito nacional indicarem docentes ou pesquisadores para desempenho da função de coordenador de cada uma das 49 áreas de avaliação. A Capes recebeu da comunidade científica um total de 1.264 nomes e a partir dessa indicação foram formadas, pelo Conselho Superior, listas tríplices para cada área de avaliação.

Rodrigues explica que os coordenadores têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos da Capes: “Essencialmente, eles coordenam as comissões e grupos regulares de consultores correspondentes ao campo de atuação. Além disso, avalizam a qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões. Também contribuem para o debate e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados”.

O pesquisador

Waldecy Rodrigues tem graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Comparados sobre as Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB).

Atualmente é Professor dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, Modelagem Computacional e Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Foi Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural - SOBER (2019 - 2022). Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, Economia Ecológica e Avaliação de Políticas Públicas.

marcador(es): Professores,Home,Capes