Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Natal Sem Fome, com apoio da UFT, realiza entrega de alimentos às instituições que atuam no atendimento de famílias vulneráveis
Início do conteúdo da página
Natal Sem Fome

Campanha Natal Sem Fome, com apoio da UFT, realiza entrega de alimentos às instituições que atuam no atendimento de famílias vulneráveis

Por Dimas Neto | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 16h39 | Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2022, 10h07

A Campanha Natal Sem Fome, promovida pelo Projeto Ação da Cidadania, atua no combate à fome e à miséria em todos os estados brasileiros, desde 1994. No Tocantins, a ação conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que, através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex),  há 3 anos, vem atuando junto à campanha na  sensibilização das empresas e  da sociedade em geral na arrecadação de alimentos não perecíveis para garantir um Natal sem fome às famílias carentes do estado.

Este ano, o Natal Sem Fome no Tocantins alcançará cerca de 6 mil pessoas. Os beneficiados com os alimentos arrecadados são: trabalhadores que coletam materiais recicláveis, domésticas,  trabalhadores de serviços gerais, idosos, chapeiros, carroceiros, pessoas desempregadas, famílias em cumprimento de pena, pescadores artesanais e beneficiários do Auxilio Brasil. As doações serão intermediadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para que esses alimentos cheguem até as famílias, o assistente social e coordenador do Comitê do Ação da Cidadania no Tocantins, Daniel Barbosa, explica que as distribuições feitas pelo Projeto já iniciaram, e, até o Natal, todas as famílias cadastradas estarão com as cestas básicas em casa. “Através da nossa rede, com os esforços das instituições, vamos levar comida para a mesa das famílias que mais precisam neste momento”, ressalta Daniel.

Dimas Neto, representante da UFT na Campanha, destaca que esta ação é importante não só para beneficiar as famílias vulneráveis, mas também para trabalhar a solidariedade entre os participantes que fazem as doações. A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maia Santana Milhomem, destaca que é importante que a UFT participe do Natal Sem Fome, tendo em vista que também é papel da Universidade se envolver com ações que possam amenizar os impactos causados pela vulnerabilidade social.

Com o agravamento da fome no país, a campanha intensificou as ações para atender um número maior de pessoas. A Coordenação da Campanha ressalta que, o contato com população vulnerável evidencia  que a fome e pobreza precisam ser pauta de discussão efetiva pelo Estado, pelos municípios e pela sociedade, pois são questões sociais e que merecem total atenção.

registrado em:
marcador(es): Proex,Home
Fim do conteúdo da página