Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Miracema promove oficinas de bonecas negras Abayomis
Início do conteúdo da página
Educação Antirracista

Câmpus da UFT em Miracema promove oficinas de bonecas negras Abayomis

Por Comunicação Miracema | Edição Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires Marinho | Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 14h59 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 14h59

Como  estratégia para a construção de práticas educacionais antirracistas, o Câmpus da UFT em Miracema vem promovendo várias oficinas de confecção das bonecas negras Abayomis. O projeto é fruto da parceria entre a professora Daniela Vasco Santos, do curso de Psicologia, que é responsável pelas oficinas e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afrobrasileiros (NEAF-UFT). A parceria se solidificou com a oferta de duas oficinas durante a XV Semana da Consciência Negra do Câmpus da UFT, em Miracema, realizada entre os dias 16 e 22 de novembro.

As Abayomis, que em Iorubá significa “Encontro precioso”, são bonecas de pano, feitas sem costuras ou qualquer outra estrutura rígida, que são trabalhadas no campo educacional como instrumento de conscientização e resistência ao racismo, discriminação e preconceito. Segundo a professora Daniela Vasco: “As oficinas foram propostas como possibilidade metodológica que privilegia as dimensões dos modos de subjetivação e da política em sua inseparabilidade, nos enlaces através dos quais as histórias dos sujeitos são contadas, lidas, transformadas, pela via da historicização dos laços sociais”. 

A professora Daniele, que conduziu a oficina juntamente com a bolsista de extensão Sibelle Couto, destaca ainda que as Abayomis são símbolos de resistência e poder, sobretudo, das mulheres negras: “Quando fazemos as bonecas em grupo, as histórias que são partilhadas permitem acessar memórias como efeitos de violências e também das práticas de resistência. Buscamos principalmente formas afirmativas de habitar o mundo e esperamos que as experiências partilhadas nas oficinas ressoem para outros espaços formativos, como nas práticas de estágio, ações de extensão e salas de aula”.  

As oficinas contaram ainda, com a participação de estudantes de todos os cursos do Câmpus de Miracema e também dos professores Francisco Gonçalves Filho (Pedagogia), Juliana Chioca Hipolito (Pedagogia),  Luana Ribeiro da Trindade (Serviço Social) e Alexandre Oliveira da Silva (Pedagogia).

       

registrado em:
marcador(es): Miracema,Home,Neaf
Fim do conteúdo da página