Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Economia da UFT participam da Gincana Nacional
Gincana Nacional de Economia

Alunos do curso de Economia da UFT participam da Gincana Nacional

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h37 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 14h20

Os estudantes Caio Batista Holanda e Ana Beatriz Martinazzo, do Curso de Ciências Econômicas da UFT, participaram XI Gincana Nacional de Economia, realizada entre os dias 3 e 4 de novembro, em João Pessoa/PB, durante o XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE). A dupla, que representou o Tocantins no evento nacional, foi  selecionada pelo Conselho Ragional de Economia (Corecon-TO), em agosto, na etapa regional. Esta foi a primeira vez que uma dupla tocantinense participou da Gincana, em âmbito nacional.

A Gincana Nacional  de Economia é uma competição organizada pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), voltada para estudantes de graduação da área de Ciências Econômicas.  O objetivo da mesma é estimular a integração entre as instituições  de ensino e seus alunos, promovendo um espaço para o desenvolvimento e a aplicação de conceitos econômicos , através da conciliação da teoria com a prática. Na Gincana, os graduandos em Economia têm a oportunidade de entender a conjuntura econômica de um país  por meio de uma simulação divertida e inteligente.

Ana Beatriz destaca que para representar o Estado no evento, ela e o colega Caio, estudaram bastante e pesquisaram sobre a dinâmica do jogo. Ela destaca ainda que participar do evento também foi uma forma de conhecer sobre a própria profissão: “Quando soubemos que íamos representar o Estado na etapa nacional, ficamos muito felizes, pois fomos a primeira dupla a representar o Tocantins na Gincana Nacional de Economia. Foi uma das melhores experiências da minha vida. Conhecemos muitos estudantes de Economia do Brasil inteiro e também economistas. Tivemos oportunidade de ouvir palestras no SINCE, e também aprender mais sobre a nossa futura profissão”.

Para Caio, as experiências proporcionadas pela Gincana foram muito importantes para a troca de conhecimentos com alunos de outras instituições do país e ressalta que vai levar esse momento para a vida: “Foi uma experiência inesquecível, a possibilidade de fazer networking com futuros economistas de diferentes Estados foi muito agregador tanto a nível pessoal quanto profissional. Além das palestras de alto nível e possibilidade de conhecer grandes nomes de diferentes conselhos regionais de economia. A gincana proporcionou uma competição interessante para mim e pude também aproveitar a cidade de João Pessoa. Gostei muito de participar desse momento único”.