Página inicial > Últimas Notícias > Central QualiTOPAMA participa do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde
Evento

Por Ingrid Assis | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h11 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h41

Paulo Fernando de M. Martins acompanhado do diretor técnico da Acone, José Roberto Oliveira (Foto: Divulgação/ Central QualiTOPAMA).

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa - Rede TOPAMA (QualiTOPAMA), de hoje até o dia 5 deste mês, está com um stand na “Feira Aqui Tem SUS”, que faz parte da programação do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de  Saúde do Estado de Sergipe (COSEMSSE). Este ano, o evento ocorre na cidade de Aracaju-SE.

Representam a Central QualiTOPAMA no evento, o profº. Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral do projeto, e a estudante do curso de pedagogia, Ruth Soares de Jesus, que é bolsista da equipe pedagógica e de planejamento. “É um momento importante para o projeto, visto que o evento reúne gestores, trabalhadores e profissionais do SUS das regiões Norte e Nordeste do país. Assim, podemos além de estabelecer contato e conhecer outras iniciativas, mostrar o que a Central QualiTOPAMA tem desenvolvido, tanto em termos de ações educativas quanto com relação às soluções tecnológicas pensadas para a região de atuação do projeto”, frisou o profº. Dr. Paulo Fernando de M. Martins.

A equipe QualiTOPAMA está acompanhada dos técnicos da Acone, empresa de assessoria e consultoria tecnológica responsável pelo desenvolvimento da solução tecnológica, criada pela Central. “É muito importante estar em um evento como este. Temos, aqui, 2.500 inscritos, muitos secretários de saúde de vários estados e municípios, reunindo Norte e Nordeste do país, o que possibilita uma boa interlocução e um espaço de diálogo interessante”, destacou José Roberto Oliveira, diretor técnico da Acone.

A programação do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde conta com mesas, oficinas e seminários, nos quais serão discutidos os principais temas que permeiam o Sistema Único de Saúde (SUS), tais como: atenção básica, mortalidade materna e infantil, telessaúde, vigilância, governança, judicialização, especificidades regionais, saúde indígena, educação permanente em saúde, residências em saúde, saúde digital, assistência farmacêutica e financiamento.

Desenvolvida a partir da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Central QualiTOPAMA visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no SUS relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), possibilitando uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto é realizado na região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

marcador(es): Home,Fapto,QualiTOPAMA