Página inicial > Últimas Notícias > Doutoranda da UFT apresenta tese sobre o Jalapão na Universidade de Coimbra
Produção Científica

Doutoranda da UFT apresenta tese sobre o Jalapão na Universidade de Coimbra

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 14h19 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 18h00

Aluna do PPGCiamb apresenta tese em universidade portuguesa

No dia 06 de outubro, Maria Antônia de Souza, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PGCiamb), apresentou sua tese de doutorado na Universidade de Coimbra. A exposição ocorreu durante o evento online em comemoração ao Dia Internacional da Geodiversidade do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

''Foi importante apresentar minha pesquisa num evento internacional'', pontua a pesquisadora. ''Mostrar que estamos conectados com o mundo, com pesquisas que são realizadas em outros países. Essa troca de conhecimento entre as universidades é de extrema importância''.

Orgulhosa, ela acrescenta que se sentiu muito bem com a recepção que a sua tese teve entre o público. ''Minha tese sobre o Jalapão foi bastante elogiada pelos presentes e fui parabenizada pelo meu trabalho com as comunidades tradicionais'', destaca.

A Tese

Com o título ''Sobreposição de unidade de conservação às terras ocupadas por remanescentes de quilombos: conflitos ambientais e turismo no Parque Estadual do Jalapão (PEJ)'', a pesquisadora se propôs a analisar os conflitos socioambientais existentes na região levando em consideração os aspectos físicos e as dinâmicas sociais. Seu  trabalho foi orientado pelo professor Héber Rogério Grácio (PPGCiamb) e coorientado por Airton Cardoso Cançado, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

''Os resultados apontam os conflitos ambientais e a luta das comunidades pela manutenção de suas terras e seu território em uma unidade de conservação de proteção integral que incentiva o turismo, porém, contraditoriamente, não admite a permanência das comunidades tradicionais. Com a situação fundiária ainda não regularizada, o poder público iniciou um processo de concessão dos serviços turísticos à iniciativa privada, sem considerar, novamente, a realidade do território. Como resultado, agravou-se o conflito ambiental entre o governo, comunidades quilombolas e empresários do trade turístico'', indica Maria Antônia no resumo de sua tese.

Trabalho Científico

Maria Antônia Valadares desenvolve pesquisas a respeito da região do Jalapão há alguns anos. Publicou artigos e produziu teses sobre a questão dos impactos socioambientais do turismo no Tocantins. Confira os trabalhos a seguir e conheça outros aspectos e consequências dessa atividade econômica.

O Turismo de Base Comunitária no Território da Cidadania do Jalapão (TO): Experiências das Comunidades Quilombolas Prata e Mumbuca

Conflito Socioambiental do Turismo no Parque Estadual do Jalapão - TO;

Território da Cidadania do Jalapão: Resgate Histórico e Desafios

PPGCiamb

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins foi avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

''O programa completará vinte anos em 2023 e esta nota simboliza o seu amadurecimento, a qualidade das dissertações e teses produzidas, o incremento da produção científica, bem como o estreitamento de parcerias nacionais e internacionais através de projetos de pesquisa e extensão. Tudo isso demonstra o nosso esforço em valorizar estudos sobre a relação entre a nossa sociedade e a natureza e as relações socioambientais'', relata a coordenadora do PPGCiamb, Kellen Lagares.

marcador(es): Propesq,Home,PPGCiamb