Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da InovaTO ocorreu nesta quinta-feira (29)
Inovação e Empreendedorismo

Lançamento da InovaTO ocorreu nesta quinta-feira (29)

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 17h20 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 17h22

Agência de Inovação da UFT é inaugurada (Imagem: Job/UFT)

Foi lançada, nesta quinta-feira (29), no auditório do CUICA, no campus de Palmas, a Agência de Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – a InovaTO.

Visando a gestão estratégica das ações de inovação e empreendedorismo da UFT – no Estado do Tocantins e no contexto da Amazônia Legal -, a InovaTO quer aproximar, cada vez mais, a Universidade das empresas.

Com o tema “Seja global! Venha inovar e empreender com a UFT!”, o lançamento contou com a palestra “Da tese ao negócio: a arte de empreender”, de Renan Buque Pardinho, da  Zeit Portabilidade em Análises Químicas.

Inovação e empreendedorismo para o avanço social e econômico

O evento contou com a participação de gestores, pesquisadores, técnicos e alunos da UFT, autoridades, diversos empresários e representantes de entidades.

“O lançamento foi um sucesso!”, comemorou a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da InovaTO, Claudia Auler. “Tivemos a participação tanto da comunidade interna quanto da externa. Quisemos não só marcar o lançamento da Agência e aproximarmos os interessados, mas, também, já começarmos um processo de sensibilização quanto às possibilidades de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia que a InovaTO pode ofertar”, destaca a diretora.

O diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da InovaTO, Silon Procath, também ficou bastante satisfeito com o resultado do lançamento: “Termos o evento lotado foi importante para a InovaTO! Queremos contagiar a comunidade UFT sobre o papel da inovação e do empreendedorismo enquanto ferramentas de avanço social e econômico, com o aproveitamento de conhecimento e mão de obra qualificada da região”, frisa Procath.

Para o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, o lançamento da InovaTO representa um marco importante para a Universidade e para o Tocantins: “A Agência de Inovação, simbolicamente, representa uma chancela institucional, uma referência para a criação deste ambiente de estimulo à cultura inovadora e empreendedora”, pontua Bovolato. “A InovaTO será um ponto de encontro e interação entre os agentes internos e externos à Universidade, de modo a incentivarmos principalmente nossos estudantes sobre as possibilidades de aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos em soluções inovadoras”, destaca o reitor.

marcador(es): Propesq,Home,InovaTO