Página inicial > Últimas Notícias > UMA será homenageada em sessão especial do Senado pelos seus 15 anos de criação

UMA será homenageada em sessão especial do Senado pelos seus 15 anos de criação

Por Fábio Almeida (Assessoria UMA) | Edição: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 08h40 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 15h43

O Senado Federal realizará na próxima sexta-feira (1º de outubro), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem aos 15 anos de criação e atividades do programa de extensão da UFT, Universidade da Maturidade (UMA). A sessão será transmitida pelo canal oficial da TV Senado no Youtube.

Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA, destaca que a homenagem representa a coroação de 15 anos de luta pela valorização dos idosos. “Trabalhamos diariamente para que os idosos, por meio da educação, tenham uma velhice digna com a garantia de todos os seus direitos e essa homenagem, sendo ainda nesta data que é o Dia Internacional do Idoso, nos deixa ainda mais felizes”, afirma.

O senador tocantinense Eduardo Gomes, autor do requerimento para realização da homenagem e apoiador da UMA, ressalta que “ao longo desses 15 anos, a Universidade da Maturidade assenta sua missão numa metodologia peculiar, contando com profissionais capacitados que têm atenção e respeito ao idoso, oferecendo novas concepções de mundo e desafios aos alunos, dando oportunidade para essa geração que tanto contribuiu para o país e a quem tão pouco ou nada se garantiu”.

Durante a transmissão, será exibido o documentário “Universidade da Maturidade: 15 anos de oportunidade e esperança”, que foi gravado este ano, com objetivo de fazer um resgate histórico da UMA, desde a sua criação, primeiros integrantes, projetos executados e das atividades que estão sendo realizadas atualmente. Também durante a homenagem terá a participação de acadêmicos dando depoimentos de como é participar desse programa.

Nesses 15 anos, a UMA já formou cerca de cinco mil idosos e já esteve presente em  Tocantinópolis, Miracema e Região, Gurupi, Brejinho de Nazaré e Arraias, também em Campina Grande (PB); e já transferiu sua tecnologia social para outras universidades federais, como a do Paraná, de Amapá e de Brasília. Atualmente, o projeto está presente em Araguaína, Dianópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Tocantínia e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Acadêmicos UMA Palmas (Foto: Divulgação UMA)

marcador(es): Extensão,UMA,Home