Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de formação para orientadores de oficinas pedagógicas é iniciado em Imperatriz (MA)
Início do conteúdo da página
FAPTO

Curso de formação para orientadores de oficinas pedagógicas é iniciado em Imperatriz (MA)

Por Marcus Elicius (Qualitopama) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 11h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h26

Atividade integra as ações de fortalecimento da Saúde na Rede Topama, região interfederativa conhecida como Bico do Papagaio

Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz (Foto: Divulgação Qualitopama)Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz (Foto: Divulgação Qualitopama)A Central Qualitopama deu início ao curso de extensão de formação pedagógica de orientadores que ministrarão oficinas de educação em saúde para crianças e adolescentes na cidade de Imperatriz (MA). A capacitação foi ministrada por Luciana Patrícia e Lavina Silva, ambas mestrandas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola Municipal Tocantins.  Participaram da abertura a professora e coordenadora de ações educativas do projeto, Denise Capuzzo (UFT), e o coordenador do departamento municipal de saúde e prevenção nas escolas de Imperatriz, Fábio Monteiro.

O curso de extensão tem por objetivo capacitar professores e profissionais de saúde que atuam em escolas públicas para o desenvolvimento e aplicação de projetos em educação e saúde. Cada um será responsável por ofertar oficinas para os estudantes de seu município, observando as normas e orientações recebidas nas aulas teóricas e com condições de biossegurança, levando em consideração a pandemia causada pelo Covid-19.

Durante os dois dias, os participantes receberam informações sobre os objetivos da Central, orientações para o desenvolvimento do projeto e compartilharam suas ideias de oficinas, além de receberem kits com cartilha sobre doenças da região, camiseta, crachá, boné, caneta e bloco de notas.

Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas (Foto: Divulgação Qualitopama)Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas (Foto: Divulgação Qualitopama)

“Nós esperamos que esse projeto se efetive nas oficinas, pois cada professor se compromete a oferecê-las e desenvolvê-las com 120 crianças e adolescentes. Será algo de grande impacto, porque nós vamos chegar nas escolas com uma linguagem própria para as crianças e adolescentes. A gente acredita que a educação tenha esse grande papel na prevenção em saúde da comunidade e, por meio dessas crianças, a gente espera também atingir os pais”, comentou a professora Denise Capuzzo (UFT), coordenadora de ações em educação e saúde.

Em Imperatriz, cidade-polo da Central Qualitopama no Maranhão, foram selecionados para o curso de extensão pedagogos, professores da educação básica e profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, que de alguma maneira trabalham com o público que será atingido. De acordo com a instrutora Lavina Silva (UFNT), “pelo currículo deles e pela motivação que tiverem em participar do edital, nas suas falas no momento das apresentações, ficou claro que eles realmente participaram do edital porque estão preocupados com a questão da responsabilidade social, o que também contempla os objetivos do programa”.

Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão (Foto: Divulgação Qualitopama)Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão (Foto: Divulgação Qualitopama)A professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele, espera levar para a comunidade da zona rural, onde trabalha, os conhecimentos adquiridos e, assim, ajudar na melhoria da saúde da população. “Esse projeto é de grande relevância para trazer a saúde para dentro do contexto educacional e, assim, para comunidade. Então, partindo do que nos foi apresentado, vimos a importância da prevenção e da divulgação começando lá dentro da escola. Eu espero poder fazer um bom projeto para que eu possa atingir a minha comunidade, a minha escola e, assim, juntos podermos ter uma sociedade mais saudável e com mais acesso à saúde”, disse Joyce.

Para o coordenador do departamento municipal de saúde e prevenção nas escolas de Imperatriz (MA), Fábio Monteiro, o projeto Central Qualitopama ajuda a fortalecer uma política de intersetorialidade que vem sendo trabalhada na cidade, na qual saúde, educação e desenvolvimento social não são trabalhados isoladamente. Além disso, acredita que o impacto dessas ações desenvolvidas nas oficinas poderá ser levado a outros municípios.

“Hoje, Imperatriz, com sua rede de saúde, diretamente abarca 20 municípios, tanto do Pará quanto do Tocantins, além do próprio Maranhão. Então, aquilo que é desenvolvido aqui, com certeza será expandido para outros lugares e, por isso, que a gente se sente muito honrado, não apenas como ponto estratégico, mas também pela grande responsabilidade que temos em multiplicar isso por onde quer que a gente transite”, afirmou Monteiro.

Próximos passos

A segunda etapa do curso de extensão será realizada de forma online, quando os participantes receberão apoio dos instrutores na construção dos projetos, devendo se comprometer com o município para a realização das atividades propostas. Todos esses projetos vão compor um ebook da Central Qualitopama e os melhores também farão parte de uma cartilha impressa. Os três melhores Projetos de Intervenção Pedagógica serão contemplados com uma viagem para visitar a Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Sobre a Central Qualitopama

Desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em coparceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e chancelado pelo Ministério da Saúde (MS), a Central Qualitopama busca a regionalização da saúde e organização da Rede Topama a partir do conhecimento dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde, para promover melhor integração entre as ações e serviços de saúde na região. Topama, conhecido como Bico do Papagaio, é uma região de fronteira estadual na Amazônia Legal que abrange 110 municípios situados no Norte do Tocantins, Sudoeste do Maranhão e Sudeste do Pará.

 

imagens e legendas:

IMG_3571.jpg: Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas
IMG_3619.jpg: Turma do curso de extensão
IMG_3708.jpg: Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz
IMG_3698.jpg: Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão

 

registrado em:
marcador(es): Extensão,Home,Fapto
Fim do conteúdo da página