Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT capacita alunos de medicina para realização do procedimento médico intubação orotraqueal
Início do conteúdo da página
Ensino

HDT-UFT capacita alunos de medicina para realização do procedimento médico intubação orotraqueal

Por Daianni Parreira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 09h42 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 10h27

Estudantes de medicina, membros da Liga Acadêmica Intensiva de Trauma, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), estão recebendo capacitação para a realização da intervenção médica intubação orotraqueal. O curso está sendo ministrado por profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína (TO). A primeira turma recebeu o treinamento nesta sexta-feira (30), na sala de videoconferência do Hospital Universitário.

Para o chefe do Setor de Gestão do Ensino, professor Wagner Mariano, a atividade é uma forma da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) apoiar ações de ensino e de extensão: “Trata-te de uma proposta colaborativa que envolve a Liga, o curso de medicina e o HDT-UFT. Fortalecer o ensino é nossa meta e atividades extracurriculares como essas são estratégias sempre bem-vindas”, comentou.

A vice-presidente da Liga, Isadora Pedreira Santos de Abreu frisou que atualmente uma das práticas médicas com maior dificuldade de execução e sucesso é a intubação orotraqueal. “Pensando nisso, discutimos na nossa Liga a possibilidade de nos capacitarmos para fornecer um minicurso de Intubação de Sequência Rápida (ISR) para os estudantes de medicina. Nosso intuito inicial é fornecer o minicurso em um congresso em Palmas feito para estudantes de medicina, o IV ETEM. Em seguida, forneceremos para os demais acadêmicos da nossa universidade e quem sabe para profissionais, futuramente. Estamos capacitando um grupo de 7 ligantes e em seguida estes capacitarão os demais e assim por diante”.

Sobre o procedimento

O médico anestesiologista e chefe da Divisão Médica, Maurício Teixeira, explica que o procedimento de intubação orotraqueal, provavelmente, é uma das intervenções invasivas mais corriqueiras no dia a dia dos médicos generalistas ou especialistas que atuam na assistência em ambulâncias de resgate, pronto atendimentos e unidades de terapia intensiva (UTIs).

“O conhecimento teórico-prático dos conceitos envolvidos, dos materiais e medicações necessários e mais indicados, da técnica correta de execução e possíveis intercorrências, opções de resgate da ventilação, nos casos de falha, para que não haja prejuízos relacionados à hipoxemia, são de fundamental importância para o melhor desfecho possível”, finalizou o profissional instrutor do curso.

Sobre a Liga

A Liga Acadêmica Intensiva de Trauma da UFNT foi fundada em setembro de 2019, tem como área de atuação urgência e emergência médicas e trauma, é composta por 18 ligantes e orientada pelo médico especialista em cirurgia torácica, Antônio Oliveira.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página