Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coletivo Moss espalha arte pela cidade
Início do conteúdo da página
estudante que cria

Coletivo Moss espalha arte pela cidade

Por Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 12h33 | Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2021, 14h06

“A gente quer comida, diversão e arte”, já cantavam os Titãs há mais de três décadas. O contexto pandêmico não somente ameaça a saúde e a mesa dos brasileiros, mas, o acesso às formas de entretenimento, à arte e à beleza também se vê restrito.

O setor de cultura foi um dos mais afetados no período. No segundo semestre de 2020, a Lei Adir Blanc - de auxílio financeiro aos setores da cultura - foi regulamentada pelo Governo Federal, com recursos repassados, pela União, aos estados e municípios.

O projeto Lugar de arte é na rua!, do Coletivo Moss, foi um dos contemplados com o recurso em Palmas. Assim, os artistas Fábio Henrique Bastos de Carvalho e Douglas Jacinto dos Reis vêm espalhando cor e arte pela cidade por meio de cinco murais artísticos, que serão finalizados até setembro deste ano. 

Artistas se conheceram enquanto estudantes de Arquitetura 

Fábio conta que ele e Douglas se conheceram na UFT, no curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus de Palmas, e passaram a trabalhar juntos em projetos artísticos: "eu tenho uma produtora cultural, chamada Árvore Seca, e desenvolvíamos, em conjunto, ilustrações para os nossos eventos. Acabamos criando uma amizade. Tínhamos muitas influências de muralistas de outros Estados e países, e resolvemos também tentar". Entre os primeiros murais feitos pelos artistas, está a fachada da rádio UFT FM. 

Moss faz cinco murais em Palmas: UFT é contemplada

A ideia para o projeto artístico surgiu da dificuldade de acesso à arte - museus, cinemas, galerias - no cenário da pandemia. "Serão cinco murais pela cidade, em locais públicos e abertos, para que a população possa ter acesso à arte de rua - e o Câmpus de Palmas é um dos locais escolhidos, uma homenagem ao ponto em que Douglas e eu nos conhecemos", explica Fábio. Os outros lugares escolhidos são muros em frente ao Hospital Geral de Palmas (HGP), ao Parque dos Povos Indígenas, à praça da 204 Sul e um muro do Espaço Cultural. Até setembro, assim, poderemos apreciar o trabalho completo do projeto Lugar de arte é na rua! , em muros de Palmas. 

Acesse o Instagram do Coletivo Moss e conheça mais sobre o trabalho de Fábio e Douglas. 

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura,Artes
Fim do conteúdo da página