Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Logística é estratégico para o desenvolvimento econômico regional
SÓ VEM!

Curso de Logística é estratégico para o desenvolvimento econômico regional

Por Daniel dos Santos | Publicado: Domingo, 28 de Março de 2021, 18h42 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 10h24

No Câmpus de Araguaína, a UFNT oferta o curso de Logística, que tem como objetivo estratégico a qualificação profissional para o desenvolvimento econômico da região.

Mas o que faz o profissional de logística?

É a pessoa responsável por gerenciar as operações e processos logísticos. Promove a segurança das pessoas, dos meios de transporte, dos equipamentos e cargas. Articula e atende clientes, fornecedores, parceiros e demais agentes da cadeia de suprimentos.

O profissional também é preparado para a elaboração de documentos de gestão e controles logísticos. Assim como estruturar e definir rotas logísticas, considerando os diferentes modais, e articular processos logísticos em portos, aeroportos e terminais de passageiros nos diferentes modais. Ele gerencia e supervisiona o recebimento, o armazenamento, a movimentação, a embalagem, a descarga e a alienação de materiais de qualquer natureza. Também gerencia o sistema logístico e sua viabilidade financeira, gerencia e articula sistemas de manutenção, de suprimento, de nutrição e de atividades financeiras. Além de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Enfim, o campo de atuação é bastante diverso:
Distribuidoras e Centros de distribuição; Empresas de encomendas; Empresas em geral (indústria, comércio e serviços; Portos, Aeroportos, Terminais de transporte; Transportadoras; Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

As principais linhas de pesquisa são: Pesquisa de transportes; Pesquisa Operacional aplicada a logística; e Operações Logísticas e produção. O corpo docente é composto por 75% de doutores e 15% de mestres.

Por que escolher a UFT?

O curso da UFT é o que tem melhor avaliação na região Norte, com conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Tem infraestrutura com: Biblioteca, incluindo acervo específico e atualizado; Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso.

Entre os principais projetos, do curso, a Liga Acadêmica da Logística (LaLog) permite que o aluno tenha oportunidade de ter proximidade com a profissão e o exercício profissional, por meio de vivência prática e contato com profissionais da área; enquanto o Empreendedorismo Local tem atuação voltada para atender o local e o regional, fomentando e capacitando empreendedores.

Na região onde está localizado o curso, o estudante tem a possibilidade de ter acesso a operações logísticas em duas principais vertentes: rodoviárias e ferroviárias. A rodoviária, pois o curso está localizado na região norte do Tocantins, cidade de Araguaína, um dos trechos da BR 153. Isso possibilita que empresas de transportes rodoviários estejam instaladas, como é o caso da Kothe transportes e logísticas; e, ferroviárias, pois a pouco mais de 100 km daqui está localizado o terminal de cargas de multimodais da VLI que atua no ramo de transporte ferroviário e rodoviário.

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso na UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 15 vagas para o curso de Logística, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para o curso de Logística são também ofertadas 15 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

marcador(es): Araguaína,Home,Logística,UFNT