Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT terá participação em quatro exposições de artes visuais no Brasil
Início do conteúdo da página
FOTOGRAFIA

UFT terá participação em quatro exposições de artes visuais no Brasil

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 15h49 | Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 16h57

A Universidade Federal do Tocantins estará presente em pelo menos quatro exposições de artes visuais nos próximos dias, em iniciativas no Tocantins e também em outros estados. A participação da UFT se dará com a presença das professoras Amanda Leite e Renata Ferreira da Silva, nos eventos virtuais. Ambas são docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) e integrantes dos cursos de Pedagogia (Amanda) e Teatro (Renata), do Câmpus de Palmas.

Amanda,- que além de professora doutora, é fotógrafa, artista visual e pesquisadora na área das imagens, diz que "as convocatórias são de extrema importância, pois, além de serem um reconhecimento sobre o trabalho visual que estamos desenvolvendo em Palmas (TO), oportunizam diálogos com diferentes artistas de todo o Brasil". Ao falar dos eventos, destaca que são exposições que ocorrem em vários lugares do Brasil e, por serem virtuais, "criam oportunidades de trocas com qualquer pessoa do mundo! O trabalho que temos desenvolvido nas Artes Visuais exibe um conjunto de imagens provocadoras de pensamentos; abertas à diferentes leituras, sensações e produção de sentidos", complementa.

A professora doutora Renata acrescenta que "estamos felizes em participar destes eventos e dialogar com tantos outros artistas além de poder convergir atuação acadêmica e artista na academia. As fotos são produtos de pesquisa em formato artístico que evidenciam percursos interdisciplinares potentes."

Os eventos, on-line e abertos às comunidades interna e externa da UFT, contarão com oficinas, mesas de conversas temáticas e também exposições fotográficas, oriundas de convocatórias nacionais na área de Artes Visuais.

Confira, abaixo, com informações repassadas pelas professoras da UFT, quais são estes eventos e como poder participar deles :

 

Salão Independente de Artistas do Tocantins (SIÁ) - de 19 de março a 28 de maio de 2021

Link: https://www.casavisualgaleria.com/sia-salao-independes-do-tocantins

O SIÁ - Salão Independente dos Artistas do Tocantins é uma iniciativa dos Artistas Visuais do Tocantins. Exposição livre, não competitiva e virtual, na qual todos os artistas inscritos fazem parte da exposição. Com abertura no dia 19 de março às 20h, a exposição conta com 41 obras expostas no site da Casa Visual Galeria, disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021.

Com abertura no dia 19 de março de 2021, às 20h, em seu canal do Youtube, a exposição conta com 42 obras que estarão expostas no site Casa Visual Galeria. Os trabalhos estarão disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021.

Todas as obras inscritas foram automaticamente selecionadas para a exposição. Dessa forma é possível perceber uma diversidade de temas, técnicas e estilos que foram agrupados de maneira a compor conexões entre os trabalhos na exposição.

O visitante do SIÁ tem, ainda, a opção de apreciar outras configurações da mostra, além do arranjo expográfico apresentado e explorar outros circuitos das obras, através dos nomes dos artistas ou criando seu próprio percurso de visitação.

O SIÁ é um esforço coletivo e uma tentativa de criar um salão de arte totalmente independente, pensado e organizado por e pelos artistas tocantinenses. Essa exposição reflete também a importância da união e do compromisso dos artistas com o desenvolvimento e o fomento das Artes Visuais no Tocantins. Fruto da coletividade, da confluência entre os artistas e seus processos criativos.

O SIÁ também é uma oportunidade para divulgar jovens artistas, reunir artistas de várias regiões do Estado e de acompanhar a produção artística que nasce em meio a um mundo amedrontado e isolado pela pandemia. O SIÁ como exposição é um convite para conhecer o vasto universo das Artes Visuais no Tocantins.

Visite a mostra, aprecie as obras, acompanhe os bate-papos e conheça um pouco mais sobre o  panorama da produção contemporânea das artes visuais no Tocantins.

 

Maré Foto Festival (Natal/RN) - de 19 a 23 de março de 2021

LInk: https://www.marefotofestival.com/

SOBRE O FESTIVAL - O Maré Foto Festival é um projeto coletivo que surge como espaço de potencialização de trabalhos de novos agentes da fotografia brasileira e propõe pensar a fotografia contemporânea desde o nordeste do Brasil.

Ao valorizar o papel político da imagem, buscamos impulsionar o intercâmbio de novas narrativas e pensar as possibilidades transversais da fotografia enquanto linguagem cada vez mais acessível e democrática. Acreditamos que a disputa imagética é fundamental para frearmos a distopia em curso no nosso país. É partindo dessa análise que lançamos como tema desta nossa edição #0 a certeza de que "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares".

Ressalta-se que nosso festival tem um compromisso com a participação, incentivo e difusão de artistas descentralizades, das margens e periferias do Brasil, de jovens fotógrafas e fotógrafos com produções emergentes a fim de inserir novos sujeitos na cadeia produtiva da fotografia, formar públicos e também consolidar novas conexões entre uma nova geração de fotógrafes. Propomos a construção do território de uma nova e pulsante fotografia autoral brasileira, feita e refeita por artistas inviabilizades ou fora do circuito elitista da arte.

Propomos espaços de pensamento coletivo, fóruns de debate e escuta, atividades de formação, fruição e circulação dessas novas vozes e olhares que precisam ecoar para transformar radicalmente a forma hegemônica de se pensar a fotografia. Viemos e queremos, junto com você, pensar a fotografia de pé no chão.

Amanda Leite e Renata Ferreira participam do Mare Foto Festival na Exposição Coletiva Permita o Afeto que conta com a curadoria de Mateus Sá.

 

Feira Matuta - Ribeirão Pires (SP) - de 18 a 21 de março de 2021

Link: https://linktr.ee/feiramatut

SOBRE A FEIRA - A Matuta (Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires) reúne editores, artistas gráficos, fotógrafos, escritores, poetas, designers e ilustradores da cidade, da região do ABC e Metropolitana de São Paulo, compondo a programação de exposição, mesas de conversa, lives, lançamento de livros, oficinas, apresentação musical e discotecagem. A programação é aberta e gratuita, sendo transmitida pelo Youtube e Instagram. As oficinas ainda estão com as inscrições abertas. Acesse o link na bio da @feiramatuta.

Criada pela Pólen Coletiva, a Matuta tem como objetivo reconhecer e estimular a produção e divulgação da cena local e criar uma rede de troca de experiências e vivências entre os artistas.

***O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc realizado pela @sejel_rp e pela @pref_ribeiraopires, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Amanda Leite e Renata Ferreira participam da Feira Matura com a Exposição Fotográfica Ambivalência (2020).

Além disso, Amanda Leite participará das Mesas de Conversa “Matutando Poesia” (19/03/21) e  “Matutando Fotografia” (21/03/21), ambas ocorrem no canal da Feira Matuta no YouTube, às 17h. Evento aberto a toda a comunidade.

 

Festival Fruta Preta - Jaboticabal (SP) - Ocorre ao longo de 2021

Link: https://www.frutapreta.com.br/ 

SOBRE O FESTIVAL - Os pássaros abriram suas gaiolas, e num voo livre planaram sobre a província e deixaram suas sementes. Malditos pássaros, bendito voo, sagradas sementes cagadas. O solo da monocultura sucumbiu à pluriversidade e agora adubado germinam suas múltiplas sementes até então soterradas pela pacata revolta.

Há um Sol que nos torra, queima a todos igual. Mas as marcas são diferentes. Nós somos marcados pela história das jabuticabas do tempo. Mas não somos seus frutos. Nem os bons filhos que a casa torna. Existimos neste tempo, e agora em todo espaço.
Sapateamos sobre as ruínas da velha Athenas Paulista, adubamos e fomos além da realidade. Somos adubo. Alimentamos pela raiz antigos conceitos. E restaram apenas as jabuticabas de roseiras. A fruta resistente que não se sujeita aos mesquinhos, covardes, atrozes. Elas sim, inspiram, respiram e nos fazem transpirar.
.
!!! ROSA NASCE EM JABUTICABEIRA !!!
.
Somos Joaquim Velho, Cora e Alex. Somos resistência, aqueles para quem o silêncio é apenas um momento e jamais um ofício. Filhos da causa perdida, gritamos:
Sim! Somos os acéfalos financeiros e emocionais. Amor, arte, poesia, revolução. Somos a roseira espinhenta transada com jabuticabas melosas que caminham em direção a utopia.
Livres dos padrões exteriores, buscamos a vacina que cure. Nossos corpos fabricam anticorpos contra as injustiças, contra o mundo inviável e contra a sobrevida, minguante e velada.
Por uma vida plena de pássaros desenjaulados, voando livres e espalhando as sementes da arte.

Amanda Leite participará do Festival Fruta Preta através de Exposições Fotográficas coletivas e mesas temáticas que acontecerão ao longo de 2021 e serão abertas no canal do Youtube do evento. É importante seguir o instagram do evento para acompanhar as oficinas, mesas temáticas, etc.

 

Abaixo você confere algumas das imagens que comporão as exposições das professoras da UFT:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página