Página inicial > Últimas Notícias > Infraestrutura que estimula a ir além: Conheça o Curso de Física no Câmpus de Araguaína
SÓ VEM!

Por Bruna Santos | Edição: Samuel Lima | Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 16h37 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 12h16

O curso de Licentiatura em Física (Câmpus de Araguaína) tem como objetivo principal, a formação de educadores em Física por meio das condições necessárias para o magistério. O corpo docente tem 14 professores doutores e um professor mestre, em afastamento para qualificação. O corpo docente do curso de Física possui colegiado preparado para graduar seus alunos e incentivá-los a ir além com as ferramentas do conhecimento obtidas durante a formação.

Sendo o único em modalidade presencial na região, o curso "destaca-se pela excelente qualificação do corpo docente e também por contar com infraestrutura de salas de aula e laboratórios de boa qualidade. O que reflete na formação profissional do licenciando", afirma a coordenadora, professora Regina Lelis de Sousa.

Além da docência na educação básica, o licenciado em Física também pode atuar no ensino a distância, na educação especial, em centros, museus de ciências e de divulgação científica; na produção de conhecimento na área de ensino; no desenvolvimento de materiais didáticos como, livros, revistas, guias de laboratório, websites educativos, etc.; atuar na fabricação de jogos educativos, softwares educacionais; atuar na divulgação da Física e Ciências em geral, nas diversas formas de mídia, e, dar continuidade na formação acadêmica por meio da pós-graduação.

Curso de Física desenvolveu esterilizadores com raios ultra-violeta para combater a covid-19 (Foto: Divulgação | Arte: Job-Sucom)Linhas de Pesquisa

Entre as linhas de pesquisa, alguns dos diversos grupos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), se destacam:

• LAB2M - Grupo de Modelagem Molecular
  • Grupo de Pesquisa Ensino em Física
  • Laboratório Interativo Digital (Labid)
  • Grupo de Ensino e Pesquisa em Astronomia e Astrofísica (Gepaa)
  • Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade)

Física em geral, Eletricidade e Magnetismo, Física das Partículas Elementares e Campos, Física Nuclear, Física Atômica e Molécular, Física da Matéria Condensada, Biofísica e Ensino de Física são algumas das principais frentes de pesquisa desenvolvidas pelos professores do colegiado.

Quando se trata de Projetos de Pesquisa e Extensão, o curso também não deixa à desejar. Entre elas, a graduação possui o Clube de Astronomia Sophie Brahe, projetos voltados para o combate ao Sars-Cov-2 desenvolvidos no Labmade, entre vários outros. Por meio do endereço eletrônico: www.sites.google.com/view/geefisica/ é possível ter acesso aos diversos materiais desenvolvidos por meio dos projetos do curso.

Sisu 2021/1

As  inscrições  para  os  cursos  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo  Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

A oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas).

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).