Página inicial > Últimas Notícias > Coordenador do Sisbib (UFT) é homenageado como bibliotecário do ano no TO
COMEMORAÇÃO

Coordenador do Sisbib (UFT) é homenageado como bibliotecário do ano no TO

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 11h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 17h44

Nesta sexta-feira (12), comemora-se o Dia do Bibliotecário. A data, instituída pelo Decreto Federal 84.631/80, é uma alusão ao nascimento de Manuel Bastos Tigre, formado em Engenharia, mas que dedicou parte de sua vida profissional à biblioteconomia após um encontro com Melvil Dewey, criador do sistema de classificação decimal. Manuel Bastos Tigre foi um profissional versátil atuando também como jornalista, poeta, compositor e publicitário.

Nas bibliotecas da UFT e UFNT há, hoje, 19 bibliotecários que fazem a intermediação entre os usuários e um acervo de mais de 177 mil livros, além de produtos em outros formatos. Em alusão à data, na noite desta quinta-feira (11), o Conselho Regional  de Biblioteconomia da 2ª Região (que abrange o Tocantins), promoveu entre os destaques de 2020 na área - o coordenador do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib), Edson de Sousa Oliveira. O encontro virtual (que pode ser conferido aqui) destacou também profissionais dos estados do Pará e do Amapá, em votação realizada ainda em 2020 e divulgada na noite deste dia 11.

CRB2 Premiação do Biblioecário destaque 2020 (divulgacao)CRB2 Premiação do Biblioecário destaque 2020 (divulgacao)O coordenador Oliveira disse que há um projeto sendo desenvolvido pelo Sisbib em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, para apresentar um projeto de reestrutura do sistema de acesso á informação e ao conhecimento na UFT. "Por meio da implantação do Sistema de Informação Pergamum como uma ferramenta de gestão da informação, para disponibilizar acervo físico, digital e virtual e implantação de livros eletrônicos (e-books), aquisição da Target GedWeb de normas técnicas nacionais e internacionais, atualização do parque tecnológico do Sistema de Bibliotecas e a apresentação do programa de capacitação continuada dos usuários das bibliotecas da Universidade, entre outras ações que estão planejadas no novo PDI 2021-2025 em fase de conclusão”, disse.

Graduação via UFT

Na UFT, por meio de parceria firmada com a Universidade Federal do Pará, já é possível fazer o curso de Biblioteconomia, que habilita profissionais a trabalharem neste ramo do conhecimento. É preciso fazer a graduação e registrar-se no Conselho da classe. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferta o curso, na modalidade EaD, na UFT. Informações podem ser obtidas na página da seleção.

marcador(es): Home,Sisbib