Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas desenvolve sistema gerenciador de processos seletivos
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Câmpus de Palmas desenvolve sistema gerenciador de processos seletivos

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 17h09 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 18h33

A Equipe de Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus de Palmas, criou um sistema online capaz de gerenciar os processos seletivos realizados na instituição. Pelo Sistema de Gestão de Processos Seletivos (ProSeletivo) é possível receber documentos digitais de candidatos, sem a necessidade de envio destes pelos Correios ou mesmo presencialmente, dispensando a necessidade da presença de um servidor para esse fim.

O sistema é de fácil manuseio e acesso. O candidato acessa o sistema, pelo endereço palmas.uft.edu.br/sisma/seletivo ou digitando na ferramenta de busca de preferência, por "ProSeletivo"; em seguida seleciona o processo seletivo que deseja, realiza sua inscrição e envia os documentos solicitados por meio da ferramenta. Logo em seguida, o responsável pela seleção informa os dados do processo, acompanha e analisa os candidatos inscritos em cada etapa. Faz deferimentos/indeferimentos, atribui notas e analisa o quadro de pontuação. As análises podem ser realizadas por mais de um responsável em câmpus diferentes.

Inicialmente a ferramenta foi criada para atender as pós-graduações do Câmpus de Palmas. Os primeiros programas de pós-graduação atendidos foram o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE). Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, foi necessário alterar algumas funcionalidades para atender diversos processos seletivos, e atualmente, o sistema já recebeu cerca de 6711 inscrições em 30 processos seletivos diferentes que é responsável pelo gerenciamento.

“Fiquei muito feliz quando tivemos a oportunidade e o desafio de criar o sistema de processos seletivo (Pro-seletivo), pois derrubamos muros, diminuímos fronteiras e economizamos recursos. O sistema trouxe a comodidade de se inscrever, enviar documentos, acompanhar, analisar e obter resultados sem precisar sair de casa, economizando tempo, deslocamento, papel e pessoal. Com a pandemia, os sistemas se tornaram imprescindíveis e o Pro-seletivo, mesmo não preparado para a tamanha demanda, conseguiu atender diversos processos com suas especificidades.”, conta Glauco Batista, analista de TI, um dos responsáveis pela criação do ProSeletivo.

Expansão do ProSeletivo

O sistema pode ser expandido para os demais câmpus, conforme a demanda e necessidade. Além de Palmas, a ferramenta foi implantada também no Câmpus de Porto Nacional, para atender o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec).

registrado em:
Fim do conteúdo da página