Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão ajuda crianças na capital do país
INICIATIVA

Projeto de extensão ajuda crianças na capital do país

Por Virgínia Magrin | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 16h53 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 09h38

Na foto, da E p/ D, Clésio Brandão (motorista), Maria das Graças Oliveira (diretora da escola) e Luciara Pereira (coordenadora pedagógica)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é parceira da Escola Classe 308 sul, em Brasília, através do Projeto de extensão "Educação Inclusiva: Modos de Fazer" desde 2015. Entre os trabalhos desenvolvidos no local há várias ações de inclusão, formação continuada de professores junto aos alunos com deficiência, oficinas, além de ações sociais como a de arrecadação de equipamentos eletrônicos para os alunos em tempo de pandemia e ensino remoto.

Zaíra de Oliveira, coordenadora do projeto e professora da UFT, que também atua como assessora especial da Universidade em Brasília, conta que a escola percebeu que muitos alunos não conseguiam acessar a plataforma Google Sala de Aula para estudar, por falta de equipamentos eletrônicos. Para isso, eles iniciaram em Junho uma campanha de arrecadação de equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e celulares.

A campanha foi um sucesso, muitas pessoas doaram equipamentos que tinham em casa parado, muitos pais da escola também contribuíram doando celulares e até mesmo auxiliando no conserto e adequação desses equipamentos para os alunos. “Conseguimos alcançar a meta de ter 100% dos estudantes de 1º ao 5º ano da escola com equipamento adequado e também internet, pois a APM da escola e o projeto apoiou na aquisição de chips para colocar nos tablets e celulares. Diretamente foram 34 alunos atendidos na escola”, explica Zaíra.

Quem ainda quer contribuir com esse projeto pode. A equipe continua recebendo doações, que serão encaminhando para regional de ensino do Distrito Federal para que sejam repassadas a outras escolas. Para doar é simples, basta mandar uma mensagem para os números (61)98595-2697 e (61)99215-1514 que o pessoal vai buscar a doação. Se preferir, você também pode deixar o produto na própria Escola Classe 308 Sul, localizada no Plano Piloto.

O projeto

O Projeto "Educação Inclusiva: Modos de Fazer” tem como objetivo atuar na formação continuada de professores com alunos com deficiência e TGD em processo de inclusão escolar. Para isso, eles promovem a Semana de Inclusão e acolhimento na escola e a reunião de grupos de estudos de caso para promoção de inclusão dos estudantes. Atualmente a professora Zaíra também acompanha cerca de 54 crianças na escola Classe; dessas, 23 com laudo e outros em processo de encaminhamento, e monitorados pela Equipe Pedagógica da escola.

A coordenadora do projeto conta que o grupo de estudo se reúne quinzenalmente com 22 professores da escola para falar sobre múltiplas inteligências e adequação curricular. Além disso, o projeto esse ano está atuando com os estudantes de forma online com uma atividade chamada “Oficina do Cérebro”. Essa oficina trabalha as múltiplas inteligências com os alunos. “Como estudamos com os professores as múltiplas inteligências  vimos a importância de trabalhar o tema com os estudantes”, destacou Zaíra.

A oficina já está em sua quarta edição e conta com a parceria dos professores da sala de leitura da escola.

marcador(es): Reitoria,Extensão