Página inicial > Últimas Notícias > Webnário reúne comunidade acadêmica de Araguaína e Tocantinópolis para discutir Estatuto e Regimento da UFNT
TRANSIÇÃO

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 18h40 | Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 20h32

Na tarde desta sexta-feira (14), foi realizado o Webnário Construção do Estatuto e Regimento da UFNT, via Google Meet, reunindo cerca de 100 participantes dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis. Com o tema “O que é um estatuto e regimento de uma universidade”, docentes, alunos e técnicos-administrativos acompanharam as palestras dos professores Marcelo Soares da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Idelma Santiago da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A partir do relato de experiência sobre a construção da Estatuinte da Unifesspa, a professora Idelma Santiago apontou que o processo em torno da construção desse documento depende de elementos-chave para que se possa ter êxito. “A forma de escolha dos delegados e o papel da comunicação são elementos primordiais para se ter fôlego e chegar até o final do processo de construção de uma estatuinte”, ressaltou.

O professor Marcelo Soares apresentou reflexões sobre a construção de uma universidade pública e destacou o papel da UFNT enquanto produtora de conhecimento científico e seu atuação junto à comunidade local. “A UFNT precisa se assumir como lugar político e social, enquanto centro de produção de ciência, de conhecimento científico e, ainda, o lugar que ocupa na sociedade. E isso, deve estar presente na base do seu estatuto”, destacou.

A UFNT tem até o dia 6 de janeiro de 2021 para depositar a proposta de estatuto junto ao Ministério da Educação (MEC). Para o reitor temporário, Airton Sieben, a UFNT já é uma realidade. “Estamos dando o pontapé para a formação de uma universidade que é o estatuto da UFNT. E, se quisermos algo novo, diferente e inovador, esse é o momento para o construirmos em várias mãos”, reforçou.

Próximo Encontro

O II Webnário Construção do Estatuto e Regimento da UFNT acontecerá no dia 19 de agosto, às 15h, via Google Meet, com o tema “Modelo de Gestão Acadêmica” e a participação dos professores Zaíra Nascimento (UFT), Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN) e José Roberto Soares Scolforo (UFLA). O link para o evento é meet.google.com/jnt-svgp-kzo