Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Zootecnista é comemorada em lives com profissionais da produção animal
araguaína

Por Thuany Gonçalves | Supervisão: Daniel dos Santos - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 21h51 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 20h21

O Dia do Zootecnista é comemorado nesta quarta-feira (13), em homenagem à primeira aula do curso de Zootecnia ministrada no Brasil, em 13 de maio de 1966. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso teve início em 2000, tendo a primeira turma formada no ano de 2005.

"Cada docente do curso é peça fundamental para que o discente e a sociedade reconheçam que a Zootecnia é essencial na produção dos itens de origem animal (carne, ovo, lã, leite, mel, dentre outros), garantindo qualidade e sustentabilidade ao consumidor final", frisa a professora Marilú Sousa, coordenadora do curso, no Câmpus de Araguaína.

O curso de Zootecnia da UFT é pioneiro entre os 12 cursos da Região Norte. Atualmente, o Brasil possui 112 instituições que ofertam a formação em Zootecnia. O Tocantins possui mais dois, além da UFT.

"Nosso colegiado é composto em sua maioria, por zootecnistas, mas também temos agrônomos, veterinários e biólogos, no qual, nos engradecem e juntos trocamos experiências positivas para formação do zootecnista de qualidade", conclui a professora Marilú.

Lives

Nesta semana, em função do isolamento social, por conta da Covid-19, alguns colegiados dos cursos de Zootecnia estão promovendo lives com profissionais da produção animal, para os estudantes e interessados na área. O conteúdo pode ser acessado no canal agroverdades.

A vice-diretora do Câmpus de Araguaína e também zootecnista, professora Kênia Rodrigues, ressalta que as lives estão tendo recorde de audiência e sendo vistas durante todo o dia, mesmo após o encerramento.

Para a professora Kênia Rodrigues, a atuação deste profissional é muito importante: "Nesse ano completamos 20 anos do curso na UFT. O zootecnista está sempre observando o produtor, trazendo retorno financeiro, bem-estar e pensando na sustentabilidade do meio ambiente, atuando na cadeia produtiva, sendo o responsável pela parte de gestão e gerenciamento de todas as ações voltadas à nutrição, manejo e melhoramento", esclarece.

Todas as lives podem ser acessadas no canal agroverdades, no YouTube. O conteúdo que já foi apresentado permanece no canal. A programação pode ser conferida logo abaixo:

marcador(es): Araguaína,Home,Zootecnia