Página inicial > Últimas Notícias > Projeto BrinCasa divulga brincadeiras que podem ser feitas em casa
Tocantinópolis

Projeto BrinCasa divulga brincadeiras que podem ser feitas em casa

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2020, 10h28 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 17h29

O isolamento social tem mudado a rotina de muitas famílias pelo Brasil e o mundo. Em casa, os pais agora precisam trabalhar, cuidar dos afazeres domésticos, estudar e brincar com as crianças. Nem sempre, tudo isso é uma tarefa fácil e falta criatividade. E foi ao discutir as estratégias de apoio e assistência ao público infantil em tempos de pandemia, que um grupo de professores e alunos do Câmpus de Tocantinópolis se juntaram para compartilhar brincadeiras que podem ser feitas em casa.

O BrinCasa nasceu como uma conta no Instagram e é organizado pela Brinquedoteca Mario de Andrade, do curso de Pedagogia, em parceria com o projeto Infância, Movimento e Saúde, do curso de Educação Física.  A intenção é estimular práticas lúdicas em casa pelas crianças e seus familiares. “Constantemente estávamos recebendo depoimentos por parte de docentes, técnicos do Câmpus, bem como de discentes extensionistas dos nossos projetos, retratando a dificuldade em entreter as crianças nesse período de isolamento”, conta o professor do curso de Educação Física Mayrhon José Abrantes Farias, um dos responsáveis pelo projeto.

Ele explica que o BrinCasa funciona por meio de publicações de vídeos produzidos pelos discentes que atuam no trabalho, bem como por membros da comunidade tocantinopolina. “O foco não é a produção técnica em si, mas na capacidade de retratar a atmosfera lúdica da ação, de forma que estimule outros a realizá-la. Em reunião de sistematização do projeto, definimos que deveríamos explorar a pluralidade de possibilidades expressas nas culturas infantis, estimulando assim a criatividade e o componente da fantasia nas atividades”, conta o professor.

Conteúdo

Quem passar pelo Instagram do projeto (@brincasa_uft_toc) vai encontrar dicas de jogos e brincadeiras que podem ser realizados em casa, utilizando materiais de fácil acesso, incluindo recicláveis, contação de histórias, cantigas infantis, entre várias outras dicas. Além disso, também é possível compartilhar as suas brincadeiras com a equipe do BrinCasa, é só postar seu vídeo e marcar o @brincasa_uft_toc na publicação.

Farias incentiva os pais e responsáveis a brincarem com seus filhos, pois a interação, por meio da ludicidade, entre membros da própria família, proporcionando um diálogo intergeracional muito prazeroso e relevante em tempos de distanciamento social. E alerta que a vida em família não deve ser tratada como um fardo ou como uma constante busca por "ocupação de tempo".

“A aproximação domiciliar viabilizada em tempos de distanciamento nos expõe que o processo de educação é constante, bem como se configura em uma via de mão dupla em que o adulto pode aprender com a criança e vice-versa. Ao final disso tudo, tanto as crianças quanto os adultos poderão ter ótimas recordações relacionadas as parcerias construídas e/ou consolidadas por meio do brincar, do dançar, do cantar...extraindo excertos de alegria em tempos hostis”, conclui o professor.

Está esperando o que para acessar o Instagram do projeto e começar a brincar com a criançada?