Página inicial > Últimas Notícias > Ações e Seminário para comemorar o Dia do Bibliotecário, nesta quinta (12)

Ações e Seminário para comemorar o Dia do Bibliotecário, nesta quinta (12)

Por Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 12h11 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 12h24

Sessenta e oito profissionais, entre bibliotecários e assistentes, e também estagiários que atuam nas oito bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins, comemoram nesta quinta-feira (12), o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída por decreto em 1980 e lembra o nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882-1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Nas oito unidades da UFT há um acervo total de 92.717 títulos, entre livros, revistas, monografias, dissertações e teses, CDs, DVDs, fitas K7 e outros materiais, resultando em mais de 246 mil exemplares à disposição da comunidade acadêmica e externa. Só em 2019, foram adquiridos 3.327 exemplares de 695 títulos diferentes.

Em todas as unidades da UFT, para ter acesso às bibliotecas é preciso passar por um pequeno treinamento para ser emitida a carteirinha, que dá direito ao usuário pegar livros para leitura (técnica ou literária). Assim que se matriculam, os acadêmicos da UFT são inscritos automaticamente no Sistema de Bibliotecas, mas também precisam passar pelo treinamento, que é feito mediante agendamento.

Treinamento de servidores da Biblioteca de Porto Nacional (Foto: Divulgação/Sisbib)Treinamento de servidores da Biblioteca de Porto Nacional (Foto: Divulgação/Sisbib)Em Porto Nacional, por causa do curso de Letras-Libras, há um treinamento especializado para que os acadêmicos possam ter acesso às obras, e todos os servidores da biblioteca passaram por treinamento em Libras, para melhor atender a comunidade. Segundo a bibliotecária Alessandra Santarém, o treinamento para calouros (surdos) de Letras-Libras é uma ação inclusiva necessária, "para que a biblioteca seja mais acessível, diversa e democrática", complementa.

Entre outros serviços presenciais prestados pelas bibliotecas da UFT, é possível também acessar de forma virtual (online) a consulta sobre a situação dos empréstimos, efetuar reservas, visualizar histórico e imprimir comprovantes de devolução. Também é possível pesquisar as obras disponíveis no acervo da UFT.

O usuário das bibliotecas pode ainda fazer uso de orientações voltadas para a formatação de trabalhos acadêmicos (com modelos de artigos, monografia, dissertação e tese) modelo de capa para CD e também fazer a ficha catalográfica de forma online e ter acesso ao Mecanismo On-line para Referências (More).

Segundo Edson Oliveira, coordenador do Sisbib, diversas outras ações também são desenvolvidas junto à comunidade para fomentar a leitura, como as realizadas nas Semanas do Livro, e também realização de atividades culturais, CineBiblio, bate-papo com leitores, sorteio de livros e oficinas. Ele também cita curiosidades como o fato de que os livros técnicos são mais retirados que os literários - na Biblioteca do Câmpus de Arraias, por exemplo, os livros "Fundamentos de matemática elementar: v. 1 conjuntos, funções" e "Geometria euclidiana plana", são os mais emprestados de toda a UFT: com 47 empréstimos até hoje. A diversidade dos livros nas bibliotecas da UFT é outro diferencial. É possível acessar não apenas os livros técnicos necessários às graduações ofertadas pela UFT, mas também há obras literárias clássicas, contemporâneas e também infanto-juvenis.

Seminário

Além de comemorar a data nesta quinta-feira, os profissionais envolvidos com as bibliotecas da UFT estarão reunidos nos dias 16 e 17 de março, em Palmas, para o 3º Seminário de Universalização das Bibliotecas. O evento contará com oficinas, minicursos e palestras e será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

“O 3º Seminário de Universalização das Bibliotecas tem como objetivo comemorar o dia do Bibliotecário (12 de março), com oferecimento de palestras e oficinas para bibliotecários e suas equipes, e será aberto à comunidade. O Câmpus de Palmas foi o idealizador do evento, que está na terceira edição. Também há parceria do Conselho Regional de Biblioteconomia, 2ª Região (CRB2), na organização geral. Os bibliotecários de Porto Nacional, Alessandra e Daniel, também apresentarão ações de inovação disponibilizadas nas bibliotecas do Estado por meio de painéis”, diz Oliveira.

A inscrição para participação no evento pode ser feita neste link.

marcador(es): Prograd,Home,Sisbib