Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica discutirá práticas pedagógicas na construção do novo PPI
Inovação Pedagógica

Comunidade acadêmica discutirá práticas pedagógicas na construção do novo PPI

Por Daniel dos Santos| Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 13h10 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h35

A UFT convida toda a comunidade acadêmica a participar da discussão para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição.

Esse processo será coordenado pelo Fórum da Inovação Pedagógica, que tem por objetivo orientar os estudos e debates a serem realizados sobre ao cenário formativo da UFT, problemas contemporâneos, pesquisas e práticas desenvolvidas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, priorizando mitigar os índices de retenção e evasão, com vistas à elaboração de políticas institucionais.

O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional.

O que é o PPI?

O PPI fundamenta todo o trabalho educativo desenvolvido na Universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.

Com o conhecimento desse documento, há uma compreensão mais ampla sobre o papel social da Universidade.

Motivos para participar

A pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, pontua os diversos fatores pelos quais o envolvimento da comunidade na discussão sobre o PPI é importante:

- O PPI é o documento que embasa as práticas de ensino, pesquisa e extensão na UFT, e envolve todos que se relacionam à estas atividades.

- Estudantes, professores e técnico-administrativos poderão contribuir para a construção do que desejam que a UFT seja, em conformidade aos objetivos institucionais.

- Além da contribuição de cada um, participar do processo também representa amadurecimento aos próprios envolvidos na discussão para a compreender a visão sistêmica das ações pelos propósitos definidos no PPI e PDI.

Quem pode participar? Como?

Toda a comunidade acadêmica deve participar do processo de construção do PPI, por meio dos sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus.

Nos dias 26 e 27 de novembro haverá o Encontro de Inovação Pedagógica, no Câmpus de Palmas.

Grupos de trabalho

GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
Presidente: Ana Carmem de S. Santana.

GT 2: Avaliação de Cursos– Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
Presidente: Clarete de Itoz

GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
Presidente: Eduardo Cezari

GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
Presidente: Fernando S. Barros

GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
Presidente: Ladislau do Nascimento

GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
Presidente: Eduardo Simões

GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
Presidente: Thelma Lage

DIA 26/11/2019

08h - Abertura do evento
08h30 - PDI de 2021 a 2028: Uma grande oportunidade de Inovação Acadêmica (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus Erasmo)