Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe o XVIII encontro das regionais norte e nordeste do Fonaprace
proest

UFT recebe o XVIII encontro das regionais norte e nordeste do Fonaprace

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 08h00 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 17h31

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) realiza seu XVIII encontro das regionais norte e nordeste, nesta quinta (17) e sexta-feira (18). Desta vez, a Universidade Federal do Tocantins sediará o evento. Pelo menos 14 universidades estarão representadas, as demais vão participar por meio de videoconferência.

Criado em outubro de 1987, o Fonaprace congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil, visando formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional.

A intenção é defender a educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém. O Fonaprace regional busca o fortalecimento dessas políticas com articulações pontuais, considerando-se as especificidades de cada região e antecede o encontro nacional, que será realizado no fim do ano.

Programação

No dia 17 de outubro, a partir das 8h, será o credenciamento; a abertura oficial está prevista para as 9h, seguida de palestra com tema sobre “as políticas de acesso e permanência estudantil, em face às mudanças na conjuntura nacional”, proferida pelo professor César Augusto da Ros, coordenador geral do Fonaprace.

Às 10h30 tem uma mesa-redonda que abordará as experiências exitosas de assistência estudantil. Já ás 14h, o tema a ser discutido será governança e gestão de risco do PNAES, seguido de outra mesa-redonda, às 15h30, para tratar os indicadores de avaliação e metas do PNAES.

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 8h30, os participantes vão realizar a reunião dos grupos de trabalho e dos pró-reitores e, às 10h30, vão para a plenária final, encerrando o encontro.

O Fornaprace tem por objetivos:

• Formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional;
  • Assessorar permanentemente a Andifes;
  • Participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém;
  • Promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.
marcador(es): Palmas,Proest,Home