Página inicial > Últimas Notícias > Abacaxi e pimenta dedo-de-moça são utilizados para a criação de condimento
Unitec 2019

Abacaxi e pimenta dedo-de-moça são utilizados para a criação de condimento

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 17h36 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 19h25

Um condimento criado a partir do abacaxi e da pimenta dedo de moça foi desenvolvido por mestrandos da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, orientados pela professora Juliana Fonseca. O produto está sendo exposto na II Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), que segue até sábado (5).

O produto desenvolvido tende a impulsionar a fruticultura e a agricultura familiar, principalmente no âmbito do estado do Tocantins que é um dos grandes produtores nacionais de abacaxi. Além disso, o condimento possui alto valor nutricional, aceitabilidade pelo consumidor e se propõe a solucionar o impacto do descarte de frutos que não se encontram no padrão de comercialização in natura e pode, portanto, serem aplicados a formulações que carreguem todo o seu aporte nutricional se associados às tecnologias corretas.

De acordo com a professora Glêndara Martins, coorientadora do projeto, “a tecnologia traz, além da formulação, sua composição e o indicativo do seu rótulo, de forma que se propõe a agregar valor e renda aos produtores desse fruto, minimizando o descarte de resíduos e a perda de matéria prima com elevado aporte nutritivo”.

marcador(es): Palmas,Home,PPGCTA,Unitec 2019