Página inicial > Últimas Notícias > Aula Inaugural do PPHispam é realizada nesta quinta-feira (15)
Porto Nacional

Aula Inaugural do PPHispam é realizada nesta quinta-feira (15)

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h01 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 16h01

Nesta quinta-feira (15), o Programa de Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas (PPHispam) realizará Aula Inaugural, a partir das 19h, na sala 312, Bloco X, Câmpus de Porto Nacional. Antes da aula, ocorrerá o ato de implantação do Mestrado, apresentado à comunidade.

A aula será ministrada pelo professor Jerônimo da Silva e Silva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com o tema “Aspectos culturais da história amazônica e práticas de pesquisa”.

O professor Vasni de Almeida, coordenador do PPHispam, explica que “o curso que agora se inicia, é resultado de muitos professores que se dedicaram a construir projetos para esse fim, além de gestores comprometidos com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, na universidade”, afirma, ressaltando que a Aula Inaugural é muito importante para todos que se envolveram na elaboração da proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo em vista que ela marca o início de um sonho que aos poucos vai se tornando realidade.

Para Almeida, o tema “Aspectos culturais da história amazônica e práticas de pesquisa”, trata-se da temática pertinente aos alunos da primeira turma do programa. “Serão tratados aspectos da história cultural da Amazônia, tais como a religiosidades amazônica, gênero e sociedade dos povos amazônicos, história de povos indígenas, entre outros. Além disso, ainda serão apontadas as metodologias e fontes possíveis para os estudos históricos das populações amazônicas”, concluiu.