Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT estuda o processo criativo unindo ensino, pesquisa e extensão

Professora da UFT estuda o processo criativo unindo ensino, pesquisa e extensão

Por PPGCom | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 09h51 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 09h51

Amanda LeiteA professora Amanda Leite realiza, neste ano, uma pesquisa de pós-doutorado que discute o processo de criação de uma artista plástica brasileira. Intitulado “Fotografia contemporânea e processo criativo: a obra de Marli Wunder”. O estudo foi realizado no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a supervisão do Dr. Wenceslao Oliveira e interlocução com a Drª Alik Wunder.

Segundo Leite, o projeto é uma oportunidade singular de conectar interesses de pesquisa entre duas universidades sendo uma da Região Norte e outra da Região Sudeste do país. Discute o processo de criação da artista plástica brasileira Marli Wunder. “A partir do movimento cartográfico procuramos acompanhar o processo de criação a fim de perceber a intensidade da obra e de também experimentá-la em suas múltiplas dimensões. As fotografias da artista são como escritas de entrelinhas, conjunto de imagens que forçam o pensar. Entre fios, fotografias e processo criativo indagamos: o que faz pensar, o que move, o que desestabiliza a obra de Wunder?”, indaga a pesquisadora.

Durante o processo, têm sido realizadas práticas educativas e artísticas. “Ao produzir pensamentos sobre fotografia e o processo criativo não pretendemos explicar ou definir o que é criação, mas pensar com, através, a partir do fazer artístico e para aquilo que ele nos faz ver na obra. Uma busca por possibilidades pedagógicas na produção de visualidades contemporâneas”, destaca.

Como resultados da pesquisa, foram apresentados: atividades realizadas junto ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, e à linha de pesquisa, Linguagem e Arte em Educação, aos quais esteve vinculada. Realizou também um Ateliê da imagem com acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp; Exposição Casa Planta; a Residência Artística Cartografias Inventivas e o devir-planta; a apresentação pública da pesquisa na Unicamp e na Universidade Federal do Tocantins (UFT); a Exposição, Mínimos; a publicação de três artigos científicos vinculados à pesquisa, além de trabalhos experimentais com imagens.

A pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos Audiovisuais - Olho/Unicamp; ao Transver: estudos de fronteira entre Educação, Comunicação e Arte - UFT e ao Coletivo 50 graus: Pesquisa e Prática Fotográfica – UFT. Ação que reforça a articulação entre áreas e grupos de pesquisa distintos além de fomentar os eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão.

marcador(es): Pesquisa cientifica,PPGCom