Página inicial > Últimas Notícias > UFT assina convênio com TCE-TO para desenvolver estudos, pesquisas e consultorias
PARCERIA

Por Cynthia Barreto | Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2019, 10h07 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h13

Convênio ajudará no controle externo e social, também visa melhorar a fiscalização das políticas públicas aplicadas pelos municípios e pelo governo do Estado

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do instituto de atenção às Cidades (IAC), assinou na tarde dessa quinta-feira (09), protocolo de intenções para elaboração de estudos, consultorias e pesquisas em áreas do meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, infraestrutura, mobilidade, energia, inovação tecnológica, tecnologia da informação e comunicação em processo de grande interesse público. O termo de cooperação, que foi assinado pelo reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) Severiano José Costandrade.

Com o acordo assinado hoje a Universidade, por meio do IAC, contribuirá com o TCE-TO com soluções inovadoras para auxiliar no processo de fiscalização de auditoria das contas públicas já que o TCE-TO é responsável por fiscalizar e auditar contas dos municípios e do estado como um todo.

Assinatura do convênio entre UFT e TCE-TO (Foto: Ascom TCE-TO)

“Como foi apontado, um dos grandes desafios dos municípios é fazer a prestação de contas nas diversas áreas, como por exemplo, educação, obras, saúde. Nós contribuiremos com soluções inovadoras para auxiliar nesse processo de fiscalização de auditoria das contas públicas”, explica Ary Henrique Morais, coordenador do protocolo de intenções assinado, acrescentando que o planejamento, execução e prestação de contas irão contribuir com ações mais ágeis.

Eduardo Bovolato e Severiano José Costandrade na assinatura do protocolo de intenções (Foto: Ascom TCE-TO)

Para o Eduardo Bovolato, esse protocolo de intenções possibilita o desenvolvimento em conjunto, para que o TCE-TO recorra a UFT em ações ligadas ao interesse público. “Essa parceria demostra a credibilidade da Universidade, por um órgão respeitado como o TCE, confiar na nossa instituição para contribuir com soluções para as atividades desenvolvidas por eles”, destacou.