Página inicial > Últimas Notícias > UFT e ATM firmam parceria para suporte científico aos municípios
reitoria

UFT e ATM firmam parceria para suporte científico aos municípios

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 15h24 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h16

Foi assinado na última terça-feira (19) um Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). A parceria – que envolve, sobretudo, a elaboração de estudos, pareceres, relatórios, propostas técnicas e atividades de capacitação - levará suporte científico aos municípios tocantinenses, diagnosticando e propondo soluções para as demandas locais.

Participaram da reunião o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, o presidente da ATM, Jairo Mariano, o presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT), professor Felipe de Azevedo Marques, e o professor Humberto Xavier de Araújo, coordenador deste Protocolo de Intenções.

Para Bovolato, a proposta firmada com a ATM oportunizará conhecimento, orientação técnica e desenvolvimento tecnológico às gestões municipais, aproximando, ao longo da execução das demandas, Universidade e sociedade.

Já Mariano destacou, na parceria, a possibilidade de os municípios identificarem tanto suas potencialidades quanto seus gargalos, em que as gestões terão dados, informações e conhecimento para elaborarem políticas públicas que melhor satisfaçam as populações locais.

Parceria na prática

Por meio do IAC, a UFT disponibilizará, à ATM, competência técnica e científica nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Planejamento Urbano, Infraestrutura, Mobilidade, Energia e Tecnologia da Informação, embasando as ações da Associação e assessorando, assim, o desenvolvimento das cidades tocantinenses.

Uma vez que a ATM possui, por finalidades, “congregar os municípios tocantinenses e difundir soluções técnicas para a modernização administrativa das gestões municipais, incluindo a capacitação de servidores municipais por meio de convênios com entidades públicas e privadas”, a cooperação técnica da UFT também poderá contribuir com a autonomia administrativa dos municípios.

Segundo o professor Humberto Araújo, o Protocolo visa "estimular uma cultura de apoio da Universidade para as prefeituras municipais” e “o IAC prestará apoio às prefeituras e secretarias de Estado, levando ciência e tecnologia para fora dos portões da Universidade, alavancando o desenvolvimento dos municípios”.

Sobre o IAC

O Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins foi criado em 2015 como resposta à missão institucional de servir à sociedade. O intuito do IAC/UFT é elevar a expertise da UFT para desenvolver projetos de pesquisa e extensão de excelência e vanguarda que permitam decisões com elevado impacto social e econômico nas cidades da região amazônica.

Confira, na galeria, alguns registros da reunião em que foi firmado o Protocolo de Intenções entre a UFT e a ATM: