Página inicial > Últimas Notícias > Evento internacional debaterá sobre hidrelétricas na região amazônica
PALMAS

Evento internacional debaterá sobre hidrelétricas na região amazônica

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 30 de Março de 2018, 08h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h07

A Universidade Federal do Tocantins vai sediar, dias 15 e 16 de maio próximos, o workshop internacional "Rios, Terras e Culturas: Aprendendo com o Sistema Social-Ecológico do Tocantins". Para os interessados em participar do evento com apresentação de trabalhos, o período para submissão destes está aberto até dia 25 de abril  de 2018 (clique aqui). O evento está associado ao projeto "Rede Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas" do qual o Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente é parceiro.

Imagem de uma barragem na bacia do Rio Colorado, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)Imagem de uma barragem na bacia do Rio Colorado, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)De acordo com a organização do Workshop, o evento visa "criar e fortalecer bases para o avanço da pesquisa integrativa (inter e transdisciplinar) sobre sistemas socioecológicos transformados por hidrelétricas na Amazônia, fortalecendo ensino, pesquisa e extensão em universidades emergentes na região", além de "propiciar a troca de conhecimentos e experiências entre atores que atuam em bacias hidrográficas amazônicas (Tocantins, Madeira, Xingu, Tapajós e outros) e na bacia do Rio Colorado, nos Estados Unidos". Ainda neste projeto, há um ano atrás, pesquisadores da UFT participaram de um evento neste mote, na bacia do rio Colorado, nos Estados Unidos, fazendo, inclusive, visitas técnicas a barragens e comunidades atingidas pelos empreendimentos.

Para a versão brasileira do Workshop, no Câmpus da UFT em Palmas, são aguardados todos os pesquisadores americanos e brasileiros envolvidos no projeto, assim como estudantes da Universidade da Flórida e pesquisadores renomados na temática que envolve a discussão.

Organização, apoio e colaboração

O workshop tem como organizadores o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da UFT (PPGCiamb) com apoio da National Science Foundation (NSF) e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). São parceiras do evento a Universidade Federal de Rondônia (Unir); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade de São Paulo (USP); a Universidade da Flórida (UF); e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS); como entidades colaboradoras estão a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Links de Interesse: