Página inicial > Últimas Notícias > Regionalidade e gestão de cultura na Universidade serão debatidos em Porto Nacional e Palmas
PROEX

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2017, 11h03 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 14h11

Ser um espaço de participação dos agentes de cultura e a comunidade acadêmica para discussões a respeito das  culturas nas cidades tocantinenses é o objetivo dos fóruns que vêm ocorrendo em todos os câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesta semana, eventos ocorrerão em Porto Nacional e Palmas nos dias 26 e 27 de setembro.

Porto Nacional

Discutir e debater as atividades culturais que acontecem na cidade e promover a cultura regional e sua diversidade é o objetivo do I Fórum de Cultura do Câmpus de Porto Nacional. O evento ocorrerá nesta terça-feira (26), das 08h30 até 12h e de 19h30 às 22h, no auditório do Bloco III . De acordo com um dos organizadores do Grupo de Trabalho de Cultura (GT de Cultura), professor Ariel Elias, a proposta é  a de dialogar com a sociedade  sobre como a universidade pode contribuir para a fomentação da cultura na cidade e seu entorno. Debatendo assim, com toda a comunidade que está envolvida nas ações culturais da região e que queiram contribuir com um diálogo transcultural.

De acordo com o professor, este é um momento importante para o debate cultural. "Compreendemos a importância da ocasião para dialogar e construir, em conjunto com a sociedade, uma agenda cultural para a cidade. Neste sentido, há uma expectativa de se consolidar, em conjunto com a Prefeitura, Conselho Municipal de Cultura, Consaude, Sociedade dos Artesãos, Tambores do Tocantins, Associação Pote de Barro, dentre outros, um panorama do que se tem feito e o que se pretende fazer ao longo do ano de 2018/2019 para estabelecer um calendário de ações culturais para Porto Nacional", explica. Ariel ainda explica que a universidade deve ser produtora de cultura. "Ao levar este debate para a academia, instigamos os acadêmicos a repensar suas praticas, na compreensão do EU e do OUTRO. Uma discussão dialógica, onde se percebe que não há uma só Cultura", conta.

Palmas

No Câmpus de Palmas também ocorrerão discussões similares. A programação acontece na quarta-feira (27) , das 08h às 10h e das 14h às 18h, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). Na ocasião serão realizadas mostras culturais, apresentação de trabalhos e conferência com o tema "Gestão Cultural nas universidades: desafios e possibilidade", ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Thérèse Hofmann. Segundo a organização, a expectativa para este primeiro fórum é a de diagnosticar as ações e agentes realizadores nas diferentes áreas temáticas e linguagens a fim de iniciar a concepção do Plano de Cultura do Campus. Neste plano serão previstas as ações e o suporte necessário para viabilizá-las, bem como as linhas estratégicas a serem seguidas.

De acordo com o vice-diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker, o fórum têm como público-alvo os agentes que desenvolvem (ou envolvem-se) em atividades culturais no âmbito do Câmpus, realizadas dentro ou fora da instituição. Leineker ressalta que as discussões previstas têm o intuito de aproximar os diferentes agentes de cultura. "Pretendemos levantar as dificuldades enfrentadas para a efetivação das ações e traçar estratégias para superá-las para potencializar o desenvolvimento cultural no campus", disse.

Como participar?

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Os eventos são abertos para fomentadores da cultura, professores, técnicos, alunos e sociedade em geral interessada em discutir a temática.