Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi promove ação de conscientização para a prevenção ao suicídio
SETEMBRO AMARELO

Câmpus de Gurupi promove ação de conscientização para a prevenção ao suicídio

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 17h22 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 15h43

Campanha em Gurupi é feita com distribuição de panfletos e palestras (Foto: Valney Valdevino / Divulgação)Campanha em Gurupi é feita com distribuição de panfletos e palestras (Foto: Valney Valdevino / Divulgação)Com intenção de promover a conscientização em torno da saúde mental e da prevenção ao suicídio, o Serviço de Assistência Social e Psicopedagógica (Sasp) do Câmpus da UFT em Gurupi deu início, na semana passada, à uma ação envolvendo acadêmicos e servidores do Câmpus. Pequenas palestras e distribuição de panfletos  sobre a temática lembram da Campanha Setembro Amarelo - que é uma ação nacional de prevenção e conscientização quanto ao suicídio - e estão ocorrendo em todas as salas de aula do Câmpus.

Segundo a enfermeira Camila Rodrigues de Melo Martins, o índice de acadêmicos que têm buscado ajuda no apoio psicológico do Câmpus tem aumentado. "Vimos a necessidade de realizarmos campanhas que conscientizem toda comunidade acadêmica da importância da Saúde Mental. No nosso país cerca de 32 pessoas ao dia cometem suicídio e assim como HIV e  o câncer antigamente, a prevenção só se tornou possível quando a sociedade deixou ter preconceito e buscou conhecer o problema", diz.

A assistente social Patrícia Régia de Oliveira Vicenal, destaca que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. "Mas isso pode ser prevenido com diálogo, empatia e atenção com a pessoa". Hilaíne de Lima Cunha, técnica em Assuntos Educacionais do Câmpus e que integra a equipe do Sasp, diz que os números, infelizmente, vem crescendo, tanto no Estado quanto no país, "e sobretudo entre jovens de 15 a 25 anos. Por isso é importante que façamos um trabalho preventivo com o público desta faixa etária. Estamos a disposição para ouví-los e orientá-los".

As profissionais de saúde enfatizando que a Organização Mundial de Saúde informa que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados com apoio adequado e, às vezes, o ato simples de ouvir e dar atenção.

Mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo podem ser obtidas no site da Campanha, no endereço www.setembroamarelo.org.br. (Com colaboração de Valney Valdevino)

"Vamos falar sobre suicídio" é tema de mesa redonda na UFT

marcador(es): Gurupi,Home