Página inicial > Últimas Notícias > Atividades no Dia do Profissional de Educação Física movimentam câmpus da UFT
COMEMORAÇÃO

Atividades no Dia do Profissional de Educação Física movimentam câmpus da UFT

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 10h53 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 18h54

Dia do profissional de Educação Física (Arte: Produção Gráfica e Audiovisual da Dicom)O Câmpus de Tocantinópolis vai comemorar o Dia do Profissional de Educação Física com diversas atividades nesta sexta-feira (1º). A partir das 16h, na Praça da Bíblia, estão programadas diversas ações como atividades físicas e esportivas; à noite ocorre uma audiência pública na Câmara de Vereadores local para discutir o papel do profissional de Educação Física para o município.

A professora Marilene Soares da Silva, coordenadora substituta do curso de Educação Física, destaca que as atividades visam "possibilitar o diálogo entre docentes e discentes da UFT com os demais profissionais de Educação Física de Tocantinópolis. Serão trabalhadas atividades físicas para crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade", disse. O vice-coordenador da ação, professor Rubens Vinícius Letieri, complementou enfatizando que o evento na Praça da Bíblia não tem cunho apenas acadêmico. "Teremos ginástica, zumba, informações sobre o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e também quais são as atividades que propiciam a redução desse risco".

No segundo momento das comemorações em Tocantinópolis, na audiência pública, o tema será a relevância do profissional para o município. "A pauta principal é a da importância da atuação do profissional de Educação Física principalmente no âmbito escolar. Vamos tentar sensibilizar os gestores municipais para tentar garantir a inserção desses profissionais no mercado de trabalho local", disse o professor Letieri. Também serão dadas informações sobre o complexo poliesportivo do Câmpus e de  parcerias com o poder público.

Miracema

No Câmpus de Miracema, que também tem o curso de Educação Física, as atividades estão inseridas na II Semana Integrada que teve início ainda na segunda-feira passada. Na programação desta sexta-feira, por exemplo, na parte da manhã ocorreu uma mesa-redonda com o tema "Psicologia e Esporte", com os professores Jean Carlo Ribeiro e Carlos Mendes Rosa, com mediação do professor Vitor Antonio Cerignoni Coelho. Na programação noturna haverá a palestra "Formação em Educação Física, Esporte e Lazer" com a professora Khellen Cristina Pires Soares, no auditório do Câmpus de Miracema.

Rede Cedes

Na última segunda-feira, 28 de agosto, ocorreu o lançamento do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (Rede Redes), no Tocantins, no Câmpus de Miracema. A implantação da Rede foi possível porque, pela primeira vez, o Tocantins foi contemplado na Chamada Pública Nacional do Ministério do Esporte. De acordo com a organização da Rede no Estado, o Centro tem o objetivo de diagnosticar e catalogar ações voltadas ao entendimento e ao desenvolvimento do esporte recreativo e do lazer, desenvolvendo pesquisas e indicando políticas públicas neste segmento nos 139 municípios do Estado do Tocantins.

Momento da reunião para implantação da Rede Cedes, em Miracema (Foto: Divulgação Câmpus de Miracema)Momento da reunião para implantação da Rede Cedes, em Miracema (Foto: Divulgação Câmpus de Miracema)

O Centro é fruto de parceria entre a UFT e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Centro universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). Já existem pesquisas sendo desenvolvidas pelas instituições e que versam sobre a temática do esporte no Tocantins. Para o coordenador da Rede Cedes no Tocantins, professor Kelber Abrão, a implantação da Rede é uma vitória para o estado e para a UFT. "Além de ser a primeira vez que fazemos parte da Rede Nacional, as pesquisas qualificam e dão visibilidades para as ações voltadas ao esporte recreativo e lazer", pontuou, ressaltando que este é apenas o primeiro passo para o amadurecimento dos estudos científicos na área da Educação Física que culminarão, adiante, no almejado curso stricto sensu (mestrado) em Educação Física; o Tocantins é o único estado da região Norte que não tem um programa de pós-graduação nesta área.