Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe comissão de avaliação para a implantação de novo mestrado profissional
Pós-graduação

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 12h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 10h51

Reunião com a comissão avaliadora do Profnit e a UFT. Foto Caroline FalcãoReunião com a comissão avaliadora do Profnit e a UFT. Foto Caroline FalcãoCom a finalidade de estabelecer parceria interinstitucional para a implantação do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a comissão de avaliação para adesão ao novo mestrado profissional. A visita tem como objetivo principal ajustar pontos necessários para adesão da universidade ao Programa, como currículo de professores e infraestrutura.

A comissão avaliadora é formada pelas professoras Maria Hosana Conceição da Universidade de Brasília (UnB) e Tatiane Luciano Balliano da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que se reuniram com a coordenação pró-tempore do Programa na UFT composta pelos professores Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior (coordenador) e Kleber Abreu Sousa (vice-coordenador). Na ocasião, a comissão conversou com o reitor em exercício da UFT, Luís Eduardo Bovolato e com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Sânzio Pimenta. Nesta sexta-feira (11), está prevista ainda reunião com professores da UFT para adequação do quadro de docentes para o Profnit.

Para uma das avaliadoras, Tatiane Luciano Balliano (UFAL), o mestrado é de rede nacional e tem como linha de pesquisa principal a propriedade intelectual e transferência de tecnologia. "Atualmente, temos mais de dez universidades querendo pleitear para ser ponto focal para a pós-graduação, e a UFT é uma delas com grande potencialidade para o desenvolvimento desses estudos e pesquisas", explica.

Tatiane esclarece ainda que o objetivo principal do Profnit é preparar e capacitar profissionais para atuarem na interface da propriedade intelectual e da inovação, sendo um desafio, pois, "hoje em dia, é preciso realizar pesquisas e saber transferir de maneira efetiva, fazendo ela virar uma economia na sociedade. Então existe um preparo de profissionais para  atuarem nesse ponto e o Profnit vem com essa missão", destaca.

Para o coordenador do programa na UFT, professor Gilson Rebouças, a proposta do mestrado é de agregar outros entes institucionais público e privado e membros do sistema estadual de inovação. "O Mestrado será aberto para toda comunidade do estado que tenha proposta de trazer inovação, desenvolvimento de tecnologia e melhoria para o Tocantins", enfatiza.

O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional e em processo de expansão que visa à ampliação de sua capilaridade por todo o território brasileiro. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 19 de junho de 2015, o programa já possui 300 estudantes. Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Ceará são alguns dos estados com adesão. Saiba mais aqui.

marcador(es): Propesq,Geral,Home