Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Culinária Afetiva estimula alunos de escola pública a resgatarem suas memórias e costumes
UMA

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 10h14 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 10h22

Acadêmicas da UMA em particpação do Projeto Culinária Afetiva. Foto: DivulgaçãoAcadêmicas da UMA em particpação do Projeto Culinária Afetiva. Foto: DivulgaçãoA comida é um canal capaz de realizar conexões com as lembranças mais importantes, e são essas memórias e costumes que o Projeto Culinária Afetiva da Universidade da Maturidade (UMA), da UFT em Araguaína, pretende resgatar. Pensando nesse estímulo, o Projeto realiza, nesta quinta-feira (29), às 16h, uma ação com os alunos do 5º ano “B” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, junto com os seus avós e acadêmicos da UMA/Araguaína, para juntos resgatarem a sua própria história e também aquilo que são por meio da culinária afetiva.

De acordo com Domingas Monteiro Sousa, coordenadora da UMA em Araguaína, esta ação visa que os alunos resgatem memórias e repassem receitas que são feitas em suas famílias há muitas gerações. "A experiência tem ainda a função de ativar a memória olfativa dos alunos, através do aroma dos alimentos e visita a horta", explica.

Domingas ainda acrescenta que o projeto objetiva também combater a obesidade infantil e dos idosos participantes do projeto com a promoção de hábitos de alimentação saudável e relações intergeracionais. "Assim, repensar a relação dos participantes do projeto com alimentos, reforçando-os com elementos da memória, identidade e do afeto", destaca.

Agenda
Evento: Projeto Culinária Afetiva com acadêmicos da UMA/Araguaína e alunos a Escola Municipal Benedito Canuto Braga.
Data: 29 de junho.
Horário: 16 horas.
Local: Escola Benedito Canuto Braga.
Endereço: Rua N, esquina com a rua C, nº 175-Setor Couto Magalhães.

marcador(es): Araguaína,UMA,Home