Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do asteroide é tema de evento no Câmpus de Araguaína
Início do conteúdo da página
ASTRONOMIA

Dia do asteroide é tema de evento no Câmpus de Araguaína

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 11h17 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 08h38

Nesta sexta-feira (30) e no sábado (1º), o Clube de Astronomia Sophia Brahe e o Grupo de Ensino e Pesquisa em Astronomia e Astrofísica (Gepaa) promovem ações que serão realizadas em comemoração ao Dia do Asteroide, na unidade Cimba, do Câmpus da UFT em Araguaína. O evento é gratuito e estão sendo ofertadas 70 vagas. Para participar o interessado deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Na sexta, a partir das 13h30, ocorrerá uma palestra e a exibição de um documentário com a temática “Asteroides e pequenos corpos do sistema solar”. Durante o sábado, às 19h, haverá observação do céu.

Segundo a professora do colegiado de Física da UFT, Cláudia Adriana da Silva, que integra a comissão organizadora do evento, esta é uma forma de incentivar as pessoas a olharem o céu e atuarem como astrônomos amadores, além de alertar a população sobre a importância dos pequenos corpos do Sistema Solar. “De forma geral, o dia do asteroide tem um papel importante ao divulgar para a comunidade esses corpos que são tão pouco lembrados, mas que estão em grande número no nosso sistema planetário”, ressalta.

Mais informações podem ser obtidas na página do Clube de Astronomia no Facebook.

Dia do Asteroide

Sancionado em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Asteroide é considerado um dia global de educação para fomentar a conscientização sobre os asteroides, seu papel no Sistema Solar e a necessidade de usar ciência e tecnologia para contribuir com conhecimento e desenvolvimento da capacidade de proteger a humanidade de impactos futuros e facilitar futuras explorações.

Estão sendo planejados mais de 700 eventos, em 190 países, por conta do maior impacto asteroidal registrado na história, em 1908, na Sibéria, onde foram devastados mais de 2000 quilômetros quadrados de floresta.

 

Dia_asteroide_CASP

registrado em:
Fim do conteúdo da página