Página inicial > Últimas Notícias > Ebserh e UFT discutem implantação de Hospital Universitário em Palmas
medicina

Ebserh e UFT discutem implantação de Hospital Universitário em Palmas

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h55 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 15h35

Em sua visita ao Tocantins, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, também esteve em Palmas na sexta-feira (23), horas depois de anunciar a liberação de recursos para obras do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína. A reunião em Palmas ocorreu na Reitoria com a participação de estudantes e professores do curso de Medicina, que solicitam a implantação de um hospital universitário em favor da formação dos profissionais na capital.
Conversa é ponto de partida para projeto de implantação do HU em Palmas (Foto: danieldossantos)
Os hospitais são tidos como referências na rede pública, sobretudo para a população mais carente em busca de diagnóstico e tratamento adequado. O reitor Luís Eduardo Bovolato avalia a importância da reunião. “O objetivo é iniciar as tratativas em relação ao nosso futuro hospital universitário em Palmas, demanda do curso de Medicina. A Ebserh já tem experiência e gerencia 39 hospitais universitários.”

De acordo com o presidente da Ebserh, mesmo com o projeto já elaborado, parte dos recursos assegurados e licitações em andamento, existe a discussão por outras soluções até a concretização do hospital. “Para implantar é um processo demorado. Enquanto isso, uma alternativa que nós estudamos propor é disponibilizar a rede Ebserh para os estudantes interessados em vivenciar a experiência de um hospital universitário em outros estados e outros municípios”, explica Morais.

O hospital universitário será importante para o ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Wanderson Batista Silva. “Atualmente, a gente estagia nos estabelecimentos de saúde do Estado porque não tem um campo de prática próprio para os estudantes. Tendo um hospital-escola, os índices do curso serão elevados”.

Representantes da UFT, Ebserh e do curso de Medicina ficaram satisfeitos com a reunião (Foto: Daniel dos Santos/Dicom)